Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA VIÁRIA
English Version

Ônibus do BRT Metropolitano poderão integrar Castanhal a Belém

Sistema de transporte permitirá deslocamento com tarifa única de R$ 4,60 e terminais modernos com serviços à população

Por Denilson Almeida (SECOM)
10/09/2025 19h10

O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou nesta quarta-feira (10) que o sistema do BRT Metropolitano poderá permitir que moradores de Castanhal se desloquem até Belém pagando uma passagem única, no valor de R$ 4,60. Ele solicitou à Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) um estudo de viabilidade para incluir a cidade, que fica a 67 quilômetros da capital, na operação de transporte integrado.

"Estamos anunciando a participação de Castanhal no sistema BRT Metropolitano, para que os moradores que necessitem se deslocar até Marituba, Ananindeua e Belém, incluindo o Ver-o-Peso, São Brás e a Universidade Federal do Pará (UFPA), estejam integrados ao sistema, que iniciará sua operação a partir de outubro. Estamos facilitando o ir e vir das pessoas e reduzindo o custo", afirmou o governador.

O Sistema terá 265 ônibus novos, sendo 40 elétricos, equipados com ar-condicionado e Wi-Fi

Estrutura - As obras do BRT Metropolitano atingiram os 90% de conclusão, e o sistema deve entrar na fase de operação assistida em outubro. O projeto, um dos principais na área de mobilidade urbana executados pelo Governo do Pará, inclui 13 estações e 13 passarelas ao longo da faixa expressa, no trecho entre o Entroncamento e o município de Marituba.

Os terminais de integração de Ananindeua e Marituba já estão em fase final das obras, e com uma estrutura inédita: os ônibus que chegam e saem não utilizarão o mesmo espaço, garantindo segurança e evitando acidentes — um modelo exclusivo no Brasil. Além disso, cada terminal contará com uma Estação Cidadania, onde os paraenses terão acesso a serviços como emissão de documentos e orientação jurídica. Também haverá ambulatórios, lojas, lanchonetes, banheiros e acessibilidade para pessoas com deficiência.

O sistema beneficiará usuários do transporte coletivo de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará e, futuramente, a partir do estudo técnico, Castanhal. Serão 265 ônibus novos, sendo 40 elétricos, equipados com ar-condicionado e Wi-Fi. Eles atenderão a linha expressa entre Marituba e São Brás, e as linhas alimentadoras que ligarão bairros aos terminais do BRT Metropolitano. Com o sistema em funcionamento será possível utilizar mais de um ônibus pagando uma única passagem.