Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

"Balcão Cidadão" soma mais de 35 mil atendimentos em 2025 e garante emissão de documentos essenciais

O projeto viabiliza acesso gratuito à emissão de 2ª via de documentos em 15 das 17 Usinas da Paz do Pará, facilitando a vida da população que encontra dificuldade em portais digitais

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
10/09/2025 15h51

De janeiro a agosto deste ano, o projeto "Balcão Cidadão", da Fundação ParáPaz, ultrapassou a marca de 35 mil atendimentos em todo o Estado. Criada para facilitar o acesso à segunda via de documentos, a iniciativa já ajudou milhares de paraenses a obter novamente registros de CPF, NIS, Carteira do Idoso, ID Jovem, título eleitoral, cartão do SUS, antecedentes criminais, Carteira de Trabalho Digital, além de oferecer suporte na elaboração e impressão de currículos.

O serviço mais procurado é o de acesso ao portal Gov.br, com mais de dez mil atendimentos para cadastro ou recuperação de senhas, seguido da emissão da segunda via do CPF e do cartão SUS.

Somente em 2024, foram cerca de 40 mil atendimentos. Em 2025, a UsiPaz Cabanagem, em Belém, já contabiliza quase nove mil. Em seguida, aparecem as unidades do Icuí-Guajará, em Ananindeua, com quase seis mil; e a UsiPaz "Pe. Bruno Sechi", localizada no bairro do Bengui, em Belém, com quase cinco mil atendimentos.

“A carteira do idoso, por exemplo, garante gratuidade ou descontos em passagens, mas quem tem dificuldade com a internet acaba não conseguindo acessar. É justamente para isso que o projeto existe, para facilitar”, explica Guilherme Silva, coordenador da ParáPaz na UsiPaz do Icuí-Guajará. 

O casal Elsimar e Francisco procurou a Usina da Paz

Oportunidade - O casal Elsimar, de 64 anos, e Francisco da Penha, de 75, é um exemplo de como o serviço faz diferença. Eles procuraram a UsiPaz para emitir a Carteira do Idoso. “Queremos visitar a família que mora fora do Estado e não posso pagar a passagem com meu salário, por isso viemos aqui atrás do documento”, contou seu Francisco, já com o benefício em mãos.

Outro exemplo é o de Odete Saldanha do Nascimento, de 50 anos, que esteve na UsiPaz Cabanagem para atualizar seus documentos após o divórcio. Ela emitiu a segunda via do CPF e também a Carteira de Trabalho Digital. “O atendimento foi ótimo, eu amei. Vim pensando apenas no CPF e nem esperava sair com a carteira de trabalho, mas consegui tirar também”, comemorou.

Para o presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Teixeira, o atendimento vai além da emissão de documentos. “Muitas pessoas têm dificuldade em acessar os portais e acabam desistindo. Aqui, nossos servidores orientam e acompanham cada etapa, garantindo que todos saiam com o documento em mãos e com as dúvidas esclarecidas”, destacou.

Odete Saldanha atualizou os documentos após o divórcio

Onde encontrar o serviço - Atualmente, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, em 15 das 17 Usinas da Paz do Estado e nas unidades sociais da Fundação ParáPaz, incluindo a sede, em Belém, e a unidade de Mocajuba, no Nordeste do Pará. Para ser atendido, é necessário apresentar um documento de identificação ou, em caso de perda total, um boletim de ocorrência. O serviço também chega a outros municípios com ações itinerantes de cidadania.

As 17 Usinas da Paz estão localizadas em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e nos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Capanema, Bragança, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Moju.

Serviço:

Fundação ParáPaz (sede) - Av. José Bonifácio, 267 – Bairro Fátima – Belém.
Unidade Integrada de Inclusão Social ParáPaz Mocajuba - Rua Nossa Senhora do Carmo, 220, Bairro Fazenda.