Polícia Militar destaca atuação do Centro Médico Veterinário para o trabalho da corporação
O Centro conta com instalações ambulatoriais anexas ao Batalhão de Ações com Cães, sendo responsável também pelo cuidado de 101 equinos

Em alusão ao Dia do Veterinário - 9 de Setembro, a Polícia Militar do Pará destaca a importância e a trajetória do Centro Médico Veterinário (CMV), órgão fundamental na manutenção da saúde e bem-estar dos animais que são fundamentais ao trabalho desenvolvido pela corporação.
Sediado na Rodovia Transmangueirão, em Belém, o Centro conta com instalações ambulatoriais anexas ao Batalhão de Ações com Cães (BAC), onde são atendidos os cães de trabalho da PM do Pará. Atualmente, 26 cachorros são atendidos regularmente no BAC, com acompanhamento clínico, preventivo e curativo.
Procedimentos - Além dos cães, o CMV também é responsável pelo cuidado de 101 equinos, distribuídos por diversas unidades da Polícia Militar, sendo 61 cavalos em Belém, 29 em Santarém e 11 em Marabá. Todos os animais passam por avaliações periódicas para garantir que estejam aptos a desempenhar suas funções operacionais com segurança e bem-estar.

As atividades desenvolvidas pelo CMV incluem cirurgias de baixa e média complexidade em equinos e caninos, serviços odontológicos para ambos, e vacinação, visando ao controle de zoonoses e à manutenção do plantel de animais em plenas condições para o desempenho das atividades operacionais da Polícia Militar.

“Neste mês de setembro, ao celebrarmos o Dia do Veterinário, o Centro Médico Veterinário da PM reafirma seu compromisso com a excelência profissional, o cuidado com os animais e a promoção da saúde no contexto da segurança pública, para que nossos animais estejam sempre saudáveis para cuidar da população paraense”, destacou a subdiretora do Centro Médico Veterinário, major Cláudia Rufino.
Ingresso - Os oficiais do CMV são admitidos por concurso público, e passam por formação na Academia da Polícia Militar Coronel Fontoura, por meio do Curso de Adaptação de Oficiais (Cado). Após a conclusão, são lotados na unidade para atuação na área especializada da medicina veterinária.
Atualmente, o quadro de oficiais veterinários é composto pelo tenente-coronel Alexandre Corrêa, major Cláudia Rufino, major Yuri Kobayashi (Santarém), 1º tenente Breenda Baker, 1º tenente Marina Coutinho.