Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado apoia delegação paraense nos Jogos da Juventude 2025

Ao todo, 217 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, vão representar o Pará em 15 modalidades esportivas

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
08/09/2025 18h24
O evento reunirá mais de cinco mil estudantes-atletas de 15 a 17 anos, de todas as regiões do Brasil

Entre os dias 10 e 25 de setembro, Brasília (DF) sediará a maior competição estudantil multiesportiva do País: os Jogos da Juventude 2025. O Pará participa com uma delegação de 217 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, que vão representar o Estado em 15 modalidades esportivas, com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O evento reunirá mais de cinco mil estudantes-atletas de 15 a 17 anos, de todas as regiões do Brasil.
 
Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento terá sua cerimônia de abertura no dia 10, às 18h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, local que também sediará a maior parte das disputas, além do Centro de Convivência, restaurante e organização.
 

A primeira parte da delegação paraense já embarcou para os Jogos

A delegação paraense, com 52 atletas, embarcou para a capital federal na noite deste domingo (7). O primeiro bloco de competições envolve atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação e tênis de mesa. No dia 12 de setembro, será a vez do segundo grupo, que disputará wrestling (luta olímpica), basquetebol, futsal e vôlei de praia. Já o terceiro e último bloco está marcado para o dia 18 de deste mês, com badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e vôlei.
 
O secretário de Esporte e Lazer do Pará, Cássio Andrade, destacou o investimento do governo estadual na delegação. “Os Jogos da Juventude são uma vitrine para o futuro do esporte brasileiro, e o Pará não poderia ficar de fora. Estamos garantindo condições para que nossos jovens atletas tenham estrutura e motivação para competir em alto nível. Eles são o presente e o futuro do esporte paraense, e nosso compromisso é investir em cada talento que represente as cores do nosso Estado”, afirmou.
 
O atleta da modalidade de atletismo, Ryan Christian, de 17 anos, disse estar ansioso para competir pela primeira vez em uma edição nacional. “É um sonho poder representar o Pará em um evento desse porte. Vinha treinando muito forte e espero conquistar bons resultados para o nosso Estado. Estar indo para essa competição já é uma vitória, mas quero mostrar todo o trabalho que a gente vem fazendo com dedicação”, destacou o atleta.

O atleta da modalidade de atletismo, Ryan Christian, de 17 anos, está realizando um sonho

Reconhecidos como uma das principais portas de entrada para jovens talentos no esporte olímpico, os Jogos da Juventude já revelaram nomes como as campeãs olímpicas Beatriz Souza e Sarah Menezes (judô), Duda Lisboa (vôlei de praia), o medalhista olímpico Alison dos Santos “Piu” (atletismo), além de Rodrygo, da seleção brasileira de futebol e do Real Madrid.
 
Com a volta ao Distrito Federal, onde foi realizada a primeira edição em 2000, a competição reunirá 20 modalidades e contará com embaixadores olímpicos em cada uma delas, reforçando o caráter formador do evento.
 
Antidopagem
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), vinculada ao Ministério do Esporte, estará presente de forma marcante nos Jogos da Juventude 2025, com um conjunto especial de ações educacionais voltadas a atletas, técnicos, equipes de apoio e público em geral.