Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SECULT

Espaços culturais de Belém tiveram noite movimentada nesta quinta

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/08/2015 11h37

A Casa das Onze Janelas, o Museu do Estado do Pará e o Teatro Gasômetro receberam programações variadas na noite desta quinta-feira, 13. Arte, música e bate-papo deram o tom dos eventos organizados pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), voltados aos diversos temas e públicos. 

O Projeto Varanda Musical, do Sistema Integrado de Museus e Memorias (SIM), trouxe para a Casa das Onze Janelas a grafiteira Drika Chagas, a artesã Negra Suh e a MC Talita Brooklyn. O encontro com o público, sob o tema “Cores, Vozes e Muros: O olhar feminino na cena da arte urbana em Belém”, abriu espaço para debates em torno do universo atual da grafitagem, o papel da mulher (especialmente a negra) nas artes e outros. “Acho que esse tipo de programação poderia ter uma frequência maior, porque acaba sendo uma forma de trazer os mais diversos segmentos para os espaços públicos, promovendo discussões que são pertinentes a todos”, opinou o estudante de Sociologia, Cleiton Bacelar, que participou da programação.

 

No Museu do Estado do Pará (MEP), o público prestigiou a apresentação do Programa Bravíssimo, que trouxe o recital com o duo norte-americano Carol Hill e David Hill. “Fico encantada com a possiblidade de ver e ouvir um show dessa magnitude em um espaço tão lindo como é o esse museu. Não costumo sair de casa à noite, mas sabendo de uma programação como essa não tem como não vir”, contou a aposentada Fátima Gomes, que foi ao Museu acompanhada do marido e da filha.

A noite cultural promovida pela Secult encerrou com o show “Coração Febril”, dentro da Programação do Parque Musical, no Teatro Gasômetro. No palco, a cantora Jaqueline cantou os clássicos da inesquecível Maysa. “Há muito tempo não via uma cantora com um repertório tão rico quanto o dessa moça. Estou simplesmente encantada com esse show”, contou a funcionária pública Claudete Tobias.  

A programação cultural prossegue no sábado, 15, às 19h, no Museu do Forte do Presépio, onde o coletivo teatral “Ser Tão Teatro” apresentará o espetáculo “Flor de Macambira”, baseado na obra “O coronel de Macambira”, de Joaquim Cardozo, com adaptação de Rosyane Trotta e direção de Christina Streva. A entrada é gratuita. A programação encerra o Festival do Teatro Brasileiro, em Belém, e tem apoio do governo do Estado, por meio da Secult.