Vice-governadora destaca legado da COP30 para o empreendedorismo durante o Empreende Brazil, em Belém
Hana Ghassan ressaltou investimentos do Governo do Pará em capacitação, infraestrutura e educação ambiental, com foco no desenvolvimento econômico e sustentável

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, participou nesta sexta-feira (5) da edição 2025 do Empreende Brazil, realizada pela primeira vez na região Norte, em Belém. O evento, considerado o maior congresso de empreendedorismo da América Latina, reuniu especialistas, empresários e personalidades para debater temas como inovação, gestão, marketing e desenvolvimento humano.
Representando o Governo do Pará, Hana foi palestrante no painel “COP30: Desafios e Legado”, ao lado do advogado Giussepp Mendes. Em sua fala, destacou o papel estratégico da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro de 2025, na capital paraense, e os impactos positivos que o evento já vem promovendo no Estado, especialmente para quem empreende.
Capacitação, infraestrutura e sustentabilidade
Durante a participação, a vice-governadora pontuou as ações do Governo do Estado voltadas à preparação de Belém para a COP30, com reflexos diretos para o setor produtivo e a sociedade.

“A COP30 está trazendo visibilidade para o Pará. Além do grande legado que eu gosto muito de falar. Hoje, o Pará é o único estado da federação que tem na escola a disciplina educação ambiental. Que investe no presente e no futuro das próximas gerações. Também queria falar de algo muito importante para quem empreende, que é capacitação de mão de obra. E o nosso governo está com o maior programa de capacitação. Tem curso de inglês, de oratória, de garçom, de hotelaria. E também estamos melhorando a infraestrutura da nossa capital com obras importantes. Para uma cidade cada vez mais bonita”, afirmou Hana Ghassan, que também coordena o Comitê Estadual COP30.
Belém como vitrine do novo empreendedorismo
A escolha de Belém como sede do Empreende Brazil 2025 também foi celebrada pela vice-governadora como um reflexo da transformação em curso no Estado.

“Ficamos felizes em receber o Empreende Brazil pela primeira vez na região Norte e, não por acaso, em Belém do Pará. Veio para o lugar certo e para ficar. Nós estamos investindo para que Belém seja a nova capital do empreendedorismo no Brasil. Convido a todos para que possam empreender. Vamos gerar emprego e renda. Porque o Pará está em transformação e é para melhorar cada vez mais o futuro da nossa população”, ressaltou.

Sobre o evento - O Empreende Brazil é o maior congresso de empreendedorismo da América Latina, com edições que reúnem grandes nomes do mercado e especialistas de diversas áreas. A edição em Belém contou, além da presença da vice-governadora Hana Ghassan, com a participação de personalidades como o historiador Leandro Karnal, a escritora Cíntia Chagas, a cantora Luiza Possi, entre outros convidados.