Procuradoria-geral do Estado do Pará empossa primeira mulher em 40 anos
Ana Carolina Gluck Paul tomou pose no cargo esta semana, substituindo Ricardo Nasser Sefer, que assumiu a Secretaria de Educação do Pará (Seduc)

A nomeação da nova procuradora-geral do Estado do Pará, Ana Carolina Gluck Paul, foi publicada na quarta-feira (3), no Diário Oficial do Estado (DOE), e representa um marco histórico para a instituição: ela é a primeira mulher a assumir o comando da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), nos 40 anos de existência do órgão.
Ana Carolina é procuradora do Estado, advogada, formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especialização em Direito e Processo Civil, além de mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora universitária há 20 anos, já foi defensora pública e procuradora-geral adjunta do Contencioso da PGE. Até então, exercia a função de procuradora-geral do Município de Belém, capital do estado.
“Minha expectativa é tentar corresponder à confiança que depositaram em mim, que o governador depositou, corresponder às mensagens de apoio que a classe me mandou, a classe também confiou em mim, eu tenho que corresponder essa confiança e, sobretudo, corresponder à expectativa de ser a primeira mulher a titularizar esse cargo. Nós já tivemos mulheres interinas nesse cargo, inclusive, a primeira foi a minha mãe, agora a titular, eu sou a primeira. Então, eu acho que eu devo isso a todas as mulheres, eu devo a todas as mulheres fazer uma boa gestão para mostrar que nós chegamos, e onde nós chegamos, nós somos capazes de desempenhar um trabalho de excelência, então são essas minhas expectativas”, disse Ana Carolina Gluck Paul, procuradora-geral do Estado.
A nova procuradora-geral será a sucessora do cargo que, até então, era ocupado pelo procurador do Estado, Ricardo Nasser Sefer, o qual seguirá agora, exclusivamente, como Secretário de Educação do Estado (Seduc), função que assumiu desde junho de 2025.
“Eu saio com uma sensação de dever cumprido. Foram seis anos e nove meses, desde o início da gestão. Eu acho que eu, e um grande time que fazemos a PGE, demos a nossa contribuição. Fomos responsáveis por grandes avanços na área de informatização, na área de conciliação, na área de profissionalização das formas de trabalho da PGE, de ampliação da PGE para todas as secretarias, entidades de administração indireta, enfim, de protagonismo da Procuradoria nos últimos anos. Então, saio com uma sensação de dever cumprido e com a consciência já de um próximo desafio, que é a Secretaria de Educação. Mas, também, com a sensação de que estou deixando a gestão em boas mãos, que são as mãos da Carol, que conheceu, viveu e construiu boa parte dessas vitórias, que nós tivemos nos últimos anos”, disse o ex-procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer, atual secretário de Educação.