Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Fundação Cultural do Pará abre exposição “Calidez”, com obras de João Genaro, na Galeria Benedito Nunes

Mostra gratuita reflete, por meio da arte, os impactos do aquecimento global e segue aberta à visitação até 31 de outubro, em Belém

Por Aycha Nunes (FCP)
04/09/2025 21h49

A Fundação Cultural do Pará (FCP) realiza, nesta sexta-feira (5), a abertura da exposição “Calidez”, do artista mineiro João Genaro, na Galeria Benedito Nunes, em Belém. A vernissage está marcada para às 18h, e a mostra poderá ser visitada gratuitamente a partir da próxima segunda-feira (8), das 9h às 17h, até o dia 31 de outubro.

Com colagens, objetos, esculturas e instalações, a exposição propõe uma reflexão crítica e sensível sobre as consequências do aquecimento global. A proposta visual foi construída a partir de dados científicos organizados em linguagem artística, promovendo uma experiência que une arte contemporânea e consciência climática.

Arte e ciência em diálogo

O artista utilizou como base informações reunidas pelo climatologista Ed Hawkins, professor da University of Reading, no Reino Unido. Os dados de variação de temperatura no Brasil entre os anos de 1922 e 2022 foram reinterpretados em composições visuais com o uso de cores quentes e frias.

“O objetivo do trabalho é esclarecer de maneira lúdica as alarmantes informações referentes ao aquecimento do Brasil durante os últimos 100 anos”, explica João Genaro.

Reconhecimento e incentivo à produção artística

A realização da mostra “Calidez” foi viabilizada por meio do Prêmio Branco de Melo 2025, concedido pelo Governo do Pará, por meio da Fundação Cultural do Pará, como parte das políticas de estímulo às artes visuais no estado.

Thiago Miranda - presidente da Fundação Cultural do Pará

O presidente da FCP, Thiago Miranda, ressaltou a importância do prêmio no cenário artístico. “Desde sua criação em 1986, a Fundação Cultural tem entre seus objetivos a preservação, o fomento e a difusão de bens culturais, buscando abrangência em meio à diversidade de expressões existentes nas várias regiões do Pará. Entre as muitas ações de fomento, os editais de exposição em artes visuais das galerias da FCP têm ganhado notória força e visibilidade, inclusive em âmbito nacional”, destacou.

Serviço

Exposição “Calidez”, de João Genaro
📍 Galeria Benedito Nunes – Fundação Cultural do Pará (Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré, Belém)
📅 Abertura: sexta-feira, 5 de setembro, às 18h
🗓 Visitação: de 8 de setembro a 31 de outubro
🕐 Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
💡 Entrada gratuita.