Seap forma operadores de drone para reforçar segurança no sistema prisional
Capacitação promovida pela Segup qualificou 52 agentes de diversos órgãos, incluindo cinco servidores da Secretaria de Administração Penitenciária

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou nesta quinta-feira (4) a entrega dos certificados do 1º Curso de Operador de Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS – sigla em inglês para "Unmanned Aerial System"), também conhecido como drone. A capacitação teve carga horária de 60 horas e formou 52 agentes de segurança, entre os dias 25 e 29 de agosto, com atuação em órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Seap, entre outros.
A ação foi coordenada pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e pelo Grupamento Fluvial (GFLU), ambos vinculados à Segup.
Tecnologia a serviço da segurança pública
O curso abordou não apenas o manuseio dos drones, mas todo o sistema que envolve as aeronaves não tripuladas – como softwares, sistemas de comunicação, estações de controle e sensores. Segundo o coronel Mauro Maués, do Graesp e instrutor da capacitação, o treinamento visa oferecer suporte técnico qualificado para operações em diversas frentes da segurança pública, com mais segurança para os agentes e apoio à tomada de decisões estratégicas.

“O operador, de posse desse conhecimento, pode operar de forma mais segura, se expondo menos. E, através dessa ferramenta, ele pode assessorar o nível decisório à gestão. É uma tecnologia que atua tanto na gestão quanto na operação, ajudando no planejamento e no emprego das guarnições em campo”, explicou o oficial.
Alta procura e novas turmas previstas
Diante da demanda crescente por capacitação nessa área, o coronel Maués afirmou que há previsão para a formação de, pelo menos, mais cinco turmas com 50 operadores cada. “O Governo do Estado é sensível em relação a isso, até porque existe uma preocupação muito grande com o servidor público. Por isso, se propõe a investir tanto na aquisição dos equipamentos quanto na qualificação dos operadores, garantindo que eles possam atuar com segurança e retornar para suas casas”, destacou.
Uso estratégico no sistema prisional
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) participou da formação com cinco servidores. Durante a cerimônia, o secretário adjunto de Gestão Operacional da Seap, Ringo Alex Rayol Frias, ressaltou a importância da qualificação diante dos novos desafios enfrentados no ambiente carcerário.

“O crime vem se reinventando, inclusive com o uso de drones para tentar burlar a segurança institucional. Por isso, precisamos capacitar nossos servidores com equipamentos apropriados, para que consigam neutralizar essas ações e fortalecer o controle das atividades prisionais”, defendeu o gestor.
Texto: Márcio Sousa - NCS/Seap