BRT Metropolitano já está com todas as linhas em operação
Entrada de mais 15 linhas completa a rede de transporte integrada
O BRT Metropolitano iniciou a operação de mais 15 linhas nesta segunda-feira, 8, concluindo a ativação da rede para atender diferentes áreas de forma integrada. Com essa etapa, o sistema passa a disponibilizar 31 linhas, sendo 9 troncais e 22 alimentadoras para conectar Castanhal, Santa Izabel, Benevides, Santa Bárbara, Marituba, Ananindeua e Belém, com tarifa única de R$ 4,60.
As linhas que começaram a operar em 8/12 são:
A101 - T. Ananindeua / Ver-o-Peso
A102 - T. Ananindeua / Praça da Bandeira
A103 - T. Ananindeua / Presidente Vargas
A201 - T. Ananindeua / São Brás
A301 - T. Ananindeua / Verdejante
A308 - T. Ananindeua / PAAR
A309 - T. Ananindeua / Curuçambá
A310 - T. Ananindeua / Distrito Industrial
A313 - T. Ananindeua / Umaris
A314 - T. Ananindeua / Albatroz
A315 - T. Ananindeua / Decouville
A316 - T. Ananindeua / Dom Aristides
M304 - T. Marituba / Beija-Flor / Santa Clara
M307 - T. Marituba / Almir Gabriel
M308 - T. Marituba / Canaã
A atendente Miriam Rodrigues utilizou a linha A314, pela primeira vez, para se deslocar ao centro de Belém nesta segunda. “O ônibus passa na frente da minha casa. Eu estava um pouco nervosa por ser a primeira vez. Mas foi muito bom, confortável, não vai lotado, dá para sentar. Na nossa comunidade tem poucos ônibus, demoram demais, cerca de 1h30, e vêm lotado. As pessoas vão andando para o final da linha para tentar pegar um lugar. Com o BRT melhorou bastante, viemos sentados e esperamos apenas por cinco minutos na parada”, avaliou a usuária.
Infraestrutura - No primeiro mês de funcionamento, o BRT já transportou mais de 300 mil usuários, volume que deve aumentar com a expansão da rede. O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, celebra o sucesso da implantação do projeto de governo após a entrega da obra. “Chegamos a 175 veículos incorporados, fazendo com que haja o avanço da oferta e a população possa utilizar esse importante sistema de mobilidade do transporte coletivo”, afirma Adler Silveira.
A integração das linhas ocorre nos terminais de Ananindeua e Marituba, equipamentos que garantem fluidez para os usuários. “Os terminais oferecem conforto e dignidade para que as pessoas tenham o direito de ir e vir mais qualificado, com locais específicos de embarque e desembarque, controle e segurança”, pontua o secretário.
Para Antônio Júnior, gerente de panificação, os benefícios vão além das linhas. Morador da rua Ananin, ele destaca as melhorias de infraestrutura na via que possui um viaduto e recebeu um pacote de serviços com as obras.
“Foi um bom projeto do Governo do Estado, está nos ajudando muito. Não tinha acesso e nós precisávamos fazer o trajeto andando, o trabalhador demorava a chegar nas suas residências, era perigoso, com iluminação precária. O projeto valorizou bastante as nossas moradias, com segurança e transporte. Foi um bom investimento, beneficia também pessoas que moram em bairros distantes e agora têm acesso a ônibus”, avalia Antônio.
Mais agilidade - O sistema é recomendado por quem já utiliza o serviço. A usuária Débora Mourão aderiu ao BRT Metropolitano como meio de transporte diário. “Estou amando. É mais rápido. Eu pego na Cidade Nova 8, é confortável, não tem superlotação e é refrigerado. O calor deixa a gente muito cansado. Quando eu pegava o ônibus tradicional eu perdia até 2 horas no trajeto. No BRT eu pego até menos de uma hora”, elogia.
Ela utiliza o aplicativo ou pagamento em espécie para fazer suas viagens. Assim como Débora, mais de 40 mil pessoas já se cadastraram no sistema exclusivo de bilhetagem digital, o Pra Já. No primeiro mês foram 15 mil cartões físicos emitidos e 33 mil download de aplicativo móvel. “O aplicativo Pra Já Metropolitano está disponível para Android e iOS, o que permite a evolução do sistema, a mudança da dinâmica do transporte coletivo”, acrescenta o titular da Seinfra.
A tendência é esses números crescerem, pois a partir do dia 15/12, o cartão Passe Fácil, do Setransbel, não poderá mais ser apresentado nas bilheterias para garantir as gratuidades de idosos e pessoas com deficiência.
O sistema também possui vale transporte e as empresas devem cadastrar seus colaboradores no site https://tclient.inter.belem.orbi.autopasscorp.com/login.
Além de sênior, especial e vale transporte, o Pra Já está disponível nas categorias comum e escolar.
A emissão do cartão físico pode ser feita nos terminais de Marituba e Ananindeua, nas Estações Cidadania de São Brás e dos shoppings Metrópole e Pátio Belém. Há também postos em Castanhal - Semas e CRAS Jaderlândia, Benevides - Agência Distrital, Santa Bárbara - Espaço Styllus Produções e Santa Izabel - Praça da Bandeira.
