Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL
English Version

Estado entrega 'Benefício Eventual' para famílias da Região Metropolitana de Belém

Auxílio equivale a um salário mínimo por mês, e será assegurado durante três meses, em razão da situação emergencial enfrentada pelas famílias

Por Luana Taveira (SEASTER)
04/09/2025 13h42

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizou, na quarta-feira (3), a entrega do ‘Benefício Eventual’, para oito famílias residentes na Região Metropolitana de Belém. O auxílio, no valor equivalente a um salário mínimo por mês, durante três meses, é destinado ao público que passa por situações emergenciais, oriundas de sinistros, como incêndios, ou calamidade pública.

Nos últimos meses, outras ações semelhantes foram realizadas, como no dia 11 de agosto, em que foram beneficiadas dez famílias de Belém, e, no dia 2 de julho, seis famílias receberam o auxílio.

“Quando o incêndio ocorreu, eu estava operada, pois tive pedra na vesícula e perdi tudo, morava comigo meus três filhos e esse dinheiro vai me ajudar bastante, pois eu estou hospedada na casa do meu irmão que é num local próximo. Só agradeço, já que nesse momento não tenho mais a quem recorrer”, disse a autônoma Letícia Lima.

Os benefícios eventuais são previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e ofertados às pessoas que não possuem condições necessárias de enfrentar, por conta própria, situações adversas como nascimento, morte, vulnerabilidade temporária ou calamidade pública, ou circunstâncias que comprometam a manutenção da vida com dignidade.

“Minha casa sofreu avarias após uma chuva forte em Mosqueiro, meu telhado foi arrancando pela força do vento e nesse momento, o benefício vai me ajudar a repor as poucas coisas que ainda estão faltando”, disse o aposentado, Márcio André.

O Governo do Estado reafirma seu compromisso com a população paraense, ao conceder o suporte necessário, em momentos de crises, assegurando assistência e amparo a todos.

"Trabalhamos de forma comprometida com a nossa população, priorizando todos os que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O benefício eventual é uma garantia para que as famílias afetadas por estas situações emergenciais tenham a oportunidade de recomeçar, com mais dignidade. O papel do Estado é justamente este: ofertar o suporte necessário aos que precisam, além de viabilizar condições adequadas, para que estas dificuldades sejam superadas em um curto tempo", ressaltou Inocêncio Gasparim, titular da Seaster.

*Colaboração de Matheus Gomes - Ascom/ Seaster