Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital Regional do Sudeste do Pará chega a 4,5 mil procedimentos de hemodinâmica e transforma vidas

Em Marabá, unidade assegura cirurgias de alta complexidade que salvam pacientes e se firma como referência no interior do Estado

Por Governo do Pará (SECOM)
02/09/2025 08h15

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, alcançou a marca de 4.500 procedimentos realizados em Hemodinâmica desde a inauguração do setor, em junho de 2022. Mais do que números, essa conquista se traduz em vidas preservadas e pacientes que reencontraram segurança e qualidade de vida graças ao serviço essencial oferecido pelo Governo do Pará.

Entre essas histórias está a da aposentada Antônia Alves, 58 anos, moradora da região de Carajás. Ela foi a primeira paciente atendida no setor, em 2022, quando recebeu o diagnóstico de um aneurisma cerebral e passou por uma embolização de urgência. O procedimento foi bem-sucedido e, três anos depois, Antônia segue sob acompanhamento regular no hospital, onde acaba de realizar uma arteriografia cerebral de controle.

“Estou feliz porque o procedimento que fiz há três anos foi um sucesso, levo uma vida normal. Todos os anos retorno para fazer esse exame de controle, me sinto segura sabendo que sou acompanhada por uma equipe tão preparada”, contou Antônia, emocionada.
 
Ela reforça a importância do serviço em Marabá. “Se não fosse esse atendimento, eu não estaria aqui hoje, porque quando aconteceu foi muito grave. Fui atendida rapidamente e só tenho a agradecer a todos que fazem parte desse trabalho”, relatou Antônia.
 
O médico neurorradiologista intervencionista Márcio Costa, responsável pela primeira embolização de Antônia e também pelo exame de rotina, ressaltou a importância do procedimento e do acompanhamento oferecido pelo hospital aos pacientes do serviço.
 
“Desde o início tínhamos convicção que o tratamento seria eficaz, o que é confirmado a cada ano pelos exames de controle que mostram a paciente em plena recuperação. Além da cirurgia, o Regional garante esse acompanhamento anual, fundamental para a segurança e qualidade de vida dos pacientes”, explicou Márcio.
 
Para o especialista, a trajetória de Antônia é um retrato da relevância do serviço de Hemodinâmica. “É muito gratificante ver que, três anos depois, ela segue bem e com qualidade de vida. Histórias como a dela mostram o quanto esse setor faz diferença no tratamento da população. A marca de 4.500 procedimentos é a prova de um trabalho que salva vidas todos os dias e merece ser celebrado por toda sociedade”, ressaltou o médico.

Referência - A enfermeira Crisila Reis, responsável pelo setor, reforça que cada procedimento simboliza cuidado e responsabilidade. “Nosso setor é bem avaliado pelos pacientes, porque seguimos todos os protocolos de segurança e contamos com atendimento humanizado e equipe multiprofissional qualificada. Esse resultado nos deixa felizes e motivados, pois cada procedimento representa uma vida cuidada com responsabilidade e dedicação”, destacou.

No Hospital Regional de Marabá, o serviço realiza cirurgias de alta complexidade minimamente invasivas, como cateterismo, angioplastia, arteriografia e embolização cerebral, além de procedimentos de angioplastia e arteriografia de membros. Essas técnicas permitem diagnósticos precisos e tratamentos eficazes, com menor tempo de recuperação e segurança para os pacientes.

Inaugurado em 2022 pelo governador Helder Barbalho, o setor consolidou-se como referência no interior do Estado. A unidade, sob gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), oferece atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Texto: Ederson Oliveira