Pará elege representantes para os Jogos Escolares da Juventude
Os Jogos Estudantis do Pará (JEP) terminaram neste sábado (15), e o Estado já tem os representantes para os Jogos Escolares da Juventude. Muitos atletas se destacaram e partem agora para a fase nacional, que ocorrerá em Londrina (PR), no período de 10 a 23 de novembro. A equipe de handebol da Escola Estadual Dionízio Bentes Carvalho, do município de Rondon do Pará, venceu pela sétima vez a competição, e está pronta para representar o Pará, na categoria B.
As atletas de Rondon já conquistaram importantes resultados. No ano de 2014, foram vice-campeãs da segunda divisão dos Jogos Escolares da Juventude e levaram o Pará para a primeira divisão dos jogos de 2015, do qual participam mais uma vez. “Sinto muito orgulho de participar desta equipe, pois somos muito unidas, e com muita determinação sempre conseguimos alcançar nossos objetivos. E nosso objetivo é sempre esse, levar o nome do Pará para o lugar mais alto do pódio”, disse Gisele Silva, ponta direita da equipe.
A mãe da atleta Maria Eduarda Chumber, Eva Chumber, tem muitos motivos para comemorar. A filha, juntamente com a equipe de vôlei do Colégio Impacto, conquistou a vaga para representar o Pará nos Jogos Escolares da Juventude da categoria A, que em Fortaleza, no intervalo de 3 a 12 de setembro. Ela diz que o esporte transformou a vida da filha. “Maria Eduarda nasceu prematura, com 6 meses e 17 dias, e foi uma luta muito grande para criar minha filha. Aos 9 anos de idade ela se tornou uma criança obesa, e foi quando o esporte entrou na sua vida. Começou a treinar e logo se destacou. Perdeu peso e hoje é uma adolescente sadia e com muita disciplina, tanto nos estudos quanto na vida”, contou a mãe.
Os Jogos Escolares da Juventude são a maior competição estudantil do Brasil e reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e tem o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo. O Pará levará para as etapas nacionais atletas de tênis de mesa, xadrez, badminton, judô, luta olímpica, atletismo, natação, vôlei de praia, vôlei de quadra, basquete, handebol e futsal.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Educação (Seduc), Ana Glória Guerreiro, o JEP 2015 teve um resultado muito positivo, principalmente para os alunos de escolas públicas do Estado. “O desempenho dos alunos de escolas públicas foi muito bom, e isso é resultado do trabalho de formação que fazemos com os professores tanto da capital quanto do interior do Estado. É um importante resultado para a Secretaria de Educação”, destacou.
Resultados – No futsal, Salinópolis, representada pela Escola Raimundo Nazaré da Costa, enfrentou a cidade de Belém, representada pela Escola Madre Celeste, e ganhou por 2x0. Já o masculino A, da Escola Pedro Peres Fonteles da cidade de Marabá, venceu por 4x2 a Escola Sistema, de Ananindeua. Pela categoria B, no futsal feminino, a Escola Santa Madre, de Belém, venceu por 6x0 a Escola Betel, de Castanhal. No masculino, o Colégio Santa Rosa, de Belém, venceu a Escola Estadual Miguel Bitá, do município de Breves.
No vôlei, a equipe do Impacto (Belém), categoria A, venceu por 3 sets a 0 a Escola São Francisco Xavier, de Abaetetuba. A Escola Estadual Raimundo Nazaré da Costa, de Salinópolis, pela categoria A, enfrentou o Colégio Sophos. No masculino B, o colégio Ideal enfrentou a equipe de Breves, da Escola Estadual Maria Elizete Fona Nunes. Já no feminino, o Colégio Impacto venceu a Escola Ernestina Pereira Maia, do município de Moju, por 3 sets a 0.
No basquete, Belém, representada pela Escola Santa Catarina, venceu por 62 a 22 o município de Mãe do Rio, do Centro Educacional Rui Barbosa, no feminino, categoria A. No masculino A, o Colégio Sophos enfrentou o Centro Educacional Rui Barbosa, de Mãe do Rio. Na categoria B, o Colégio Santa Catarina enfrentou o time da Escola Estadual Manoel Antônio de Castro, do município de Igarapé-Miri. No feminino o Colégio Santa Catarina venceu por 62 a 22 a equipe de Marabá, da Escola Rio Tocantins.
Pela categoria A no handebol, Breves, representada pela Escola Odízia Corrêa Farias, venceu por 11x7 o município de Vigia, representado pelo Educandário Nossa Senhora das Neves. No masculino, o Instituto de Educação Betel, da cidade de Castanhal, venceu por 24 a 22 o time de Rondon do Pará, da Escola Adolfo Soares de Moraes. No feminino, o time de Rondon do Pará, da Escola Estadual Dionízio Bentes de Carvalho, venceu por 21 a 8 o município de Breves, da Escola Estadual Maria Comar Paes. No masculino, o Colégio Sucesso enfrentou a Escola Estadual Bernardino Pereira de Barros.