Espetáculo 'Tudo isto é teu' celebra a obra do maestro paraense Waldemar Henrique
Com entrada gratuita, concerto é uma parceria do TP com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e integra a programação do XXIV Festival de Ópera do Theatro da Paz
Na próxima quinta-feira (4), o Theatro da Paz, em Belém, terá uma noite memorável. Às 20h, o palco centenário receberá o espetáculo “Tudo isto é teu - Uma celebração de Waldemar Henrique”, em alusão aos 120 anos do maestro e compositor paraense, com os cantores Carolina Morel e Calebe Faria, os mais jovens integrantes do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Eles serão acompanhados pelo premiado pianista José Sacramento, com quem formam o Trio Oré. O espetáculo terá ainda a participação de quatro bailarinos solistas do Theatro, e integra a programação do XXIV Festival de Ópera do Theatro da Paz.

O programa é uma celebração ao maestro Waldemar Henrique (1905-1995), com a apresentação de diferentes ritmos, incluindo Choro, e canções que falam da Amazônia a partir das suas lendas, entre as quais "Foi Boto, Sinhá!"; "Cobra Grande", "Tamba-Tajá", "Matintaperêra", "Uirapuru", "Curupira", "Manha-Nungára", "Nayá" e "Japiim". Outra parte do repertório contemplará o Carimbó e outras canções, como "Cantiga", "Exaltação", "Fiz da vida uma canção" e "Tema da flor".
Emoção - O trabalho musical do Trio Oré valoriza o Brasil, e visa à proximidade com o público por meio da riqueza da canção no idioma nacional. Para o barítono Calebe Faria, a expectativa de se apresentar no Theatro da Paz, casa do maestro Waldemar Henrique, é uma forte emoção. “Desde que comecei no canto, eu sempre tive vontade de me apresentar no Theatro da Paz, um dos mais bonitos do Brasil. Fiquei muito feliz com essa ponte entre os dois teatros, e com esse programa, porque Waldemar Henrique está na base do canto lírico brasileiro”, diz o cantor.
Ele ainda destaca a importância das canções do compositor paraense para o currículo dos músicos brasileiros. “Ter as canções do maestro em nosso repertório, comemorar e celebrá-lo no Theatro em que ele morou, está sendo uma emoção muito grande. Estamos muito animados”, afirma o barítono.
Nandressa Nunes, diretora de Produção do Festival de Ópera do Theatro da Paz, explica que esta é apenas a primeira de muitas parcerias com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover sustentabilidade entre os vários festivais pelo País. “A parceria dá prosseguimento a um festival cada vez mais sustentável, onde pode ocorrer a troca de produções, o que faz com que barateie as produções de vários lugares, principalmente quando é feito através de coprodução, como temos feito no corredor lírico do Norte”, informa a diretora.
O espetáculo é uma parceria do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM). A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados a partir de 9h, no dia 4 de setembro, pelo site Ticket Fácil (ticketfacil.com.br) ou duas horas antes do espetáculo na bilheteria do Theatro da Paz (duas unidades por pessoa).
Sucesso de público - O XXIV Festival de Ópera do Theatro da Paz é realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secult, em parceria com o Theatro da Paz e a Academia Paraense de Música. Desde 2002, o Festival já apresentou obras como "Salomé", "La Bohème", "Suor Angelica", "Gianni Schicchi", "A Flauta Mágica" e "Os Pescadores de Pérolas", reunindo mais de 144 mil espectadores e se consolidando como um dos principais eventos líricos do Brasil.
Palco central do Festival, o Theatro da Paz, inaugurado em 1878 durante o Ciclo da Borracha, é considerado o primeiro teatro de ópera da Amazônia e um dos mais antigos em funcionamento no Brasil. Junto ao Teatro Amazonas, em Manaus (AM), compõe o conjunto dos Teatros da Amazônia que concorre ao título de Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).
Serviço: Espetáculo “Tudo isto é teu, uma celebração de Waldemar Henrique”. Dia 4 de setembro (quinta-feira), às 20h, no Theatro da Paz, em Belém.
Entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir de 9h do dia 04/09, pelo site Ticket Fácil (ticketfacil.com.br) ou duas horas antes do espetáculo na bilheteria do Theatro da Paz (dois ingressos por pessoa).
Texto: Lorena Saraiva - Ascom/Secult