Governo do Estado entrega novo auditório no campus da Uepa em Igarapé-Açu
Agora, todos os campi da universidade têm espaços amplos e confortáveis para a realização de eventos para a comunidade acadêmica

Nesta sexta-feira (29) o Governo do Estado entregou o novo auditório do campus X da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Igarapé-Açu, no nordeste estadual. A estrutura fecha um ciclo de entregas de auditórios que completam a infraestrutura dos campi da universidade.
O governador Helder Barbalho entregou o novo auditório em Igarapé-Açu, e destacou a funcionalidade da nova infraestrutura. "É um espaço que a cidade ganha para eventos e diversas oportunidades para que a universidade possa cada vez mais servir a cidade de Igarapé-Açu e a toda está região", afirmou.

"É isso que a universidade se propõe, poder ser uma extensão do município e colaborar para que Igarapé-Açu, cidade fantástica, referência cultural para toda a região, possa cada vez mais ter uma Uepa forte e pujante para todos que fazem a Uepa. Temos orgulho de poder estar aqui com vocês vendo o campus crescer”, acrescentou o governador.
Para o novo espaço, o Governo do Estado investiu cerca de um milhão de reais, entre obras e equipamentos do auditório. Ana Cláudia Silva Pereira, coordenadora do campus X da Uepa, afirmou: “Esse é um auditório muito sonhado, querido, esperado por esta comunidade acadêmica. Nós só tínhamos uma área de convivência e há muito a comunidade acadêmica queria o auditório porque nossas atividades acadêmicas precisam de um espaço confortável, amplo, que garanta qualidade para nossos eventos”.

O auditório ocupa uma área de 331,43m², com 150 lugares. A edificação é térrea, composta por sala de apoio, banheiros masculino, feminino e para Pessoas com Deficiência (PcD), área de circulação, área livre e passarela. As paredes são de alvenaria de tijolo de barro, fundações e estrutura de concreto armado, cobertura de telha de barro, portas de madeira e alumínio tipo veneziana, janelas de vidro temperado, forro PVC, piso vinílico e cerâmico e pintura acrílica.
Raimundo Lier Pereira dos Santos, 22 anos, é estudante do curso de Licenciatura em Matemática do campus. “Quando eu entrei aqui na Uepa não tinha esse auditório, tanto que, em vários eventos, a gente precisava se deslocar para outra cidade ou região”. Agora, para ele “é uma maravilha um espaço desse, dessa grandeza com um ambiente climatizado, é um sonho para todos!”.

Além do campus da Uepa em Igarapé-Açu, as unidades da Uepa nos municípios de Barcarena, Vigia, Cametá, Paragominas e Salvaterra e Igarapé-Açu têm novos auditórios. Ou seja, todos os campi da universidade no interior terão esse espaço a mais em sua estrutura física.
Atualmente, a Uepa está presente em 10 das 12 regiões de Integração do Pará. São cinco campi na capital e outros nos municípios de Paragominas, Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira, Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Barcarena, Vigia, Cametá, Salvaterra, Castanhal e Bragança, Ananindeua e Parauapebas.