Projeto sustentável para captação de água da chuva no Combu é premiado e reforça parceria entre Semas e setor privado
Com solução baseada na natureza, projeto foi vencedor do 13º Prêmio ESG da ADVB-PA, na categoria Social - Médias e Grandes Empresas, na última quarta-feira (28)

O Projeto Água para Todos, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) e a empresa New Fortress Energy (NFE), foi vencedor do 13º Prêmio ESG da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seccional Pará (ADVB-PA), na categoria Social - Médias e Grandes Empresas, na última quarta-feira (28).
O projeto é uma solução baseada na natureza (SbN) que tem como objetivo o aproveitamento da água da chuva, com sua transformação em água potável, por meio de um sistema inteligente de captação, filtragem, desinfecção e abastecimento. A iniciativa está levando tecnologia sustentável para famílias da Ilha do Combu, em Belém, promovendo acesso a água de qualidade e impacto direto na melhoria da qualidade de vida da comunidade. A primeira fase do projeto prioriza a implantação da solução nas escolas e empreendimentos da sociobiodiversidade, liderados por coletivos ribeirinhos da ilha.
O projeto é parte da implementação do componente climático do licenciamento ambiental, cujas ações ESG desenvolvidas pela New Fortress no Pará têm foco no bem-estar e desenvolvimento de comunidades resilientes. A empresa opera um terminal de gás natural (GNL) desde abril de 2024 e afirma que o gás natural representa uma fonte de energia de transição, com menor impacto ambiental e maior segurança energética.
O secretário adjunto da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, ressaltou a importância de parcerias entre o setor privado e o Estado na construção de soluções para comunidades amazônicas.
“O Projeto Água para Todos é um exemplo de como unir esforços faz a diferença. O Governo do Pará, por meio do programa Regulariza Pará da Semas, tem priorizado iniciativas que ampliam a resiliência das comunidades e promovem a inclusão social a partir da sustentabilidade. Essa premiação recebida pela Fortress é o reconhecimento do compromisso social da empresa e de um trabalho coletivo que transforma vidas e aponta caminhos para uma Amazônia mais justa e equilibrada”, afirmou.
A rede de parcerias de implementação do projeto também articula a integração com a Pluvi Soluções Ambientais Inteligentes, Prefeitura de Belém, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), de Saúde (Sesma) e de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec), Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Núcleo de Meio Ambiente (Numa), e Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).
Para o diretor de Relações Externas e Governamentais da NFE, Paul Steffen, a conquista do prêmio é o reconhecimento de um trabalho que alia inovação, sustentabilidade e compromisso social.
“Os investimentos da New Fortress Energy no Pará vêm sendo construídos com muito talento, dedicação e respeito às normas mais rigorosas de ESG. Projetos como o Água para Todos, no Combu, e o Aquavila, no Salgado, em apoio à ostreicultura, têm na parceria com a Semas uma inspiração e um apoio técnico essencial. Essa sinergia garante que as ações tenham impacto real nas comunidades e promovam transformação social e ambiental”, destacou.
O Governo do Pará, por meio do programa Regulariza Pará, componente de ordenamento territorial e ambiental de implementação da Política Estadual sobre Mudanças Climáticas, desempenha papel central na promoção de medidas de adaptação e mitigação climática para desenvolvimento de comunidades resilientes, garantindo apoio técnico, orientações, ações em prol conservação da sociobiodiversidade e integração das iniciativas ao conjunto das políticas públicas estaduais voltadas de sustentabilidade.