Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROFISSIONALIZAÇÃO
English Version

Setur faz Workshop Cadastur 3.0 em cidades da região metropolitana e nordeste estadual

Ação envolveu Santa Bárbara, Castanhal, Curuçá, Dom Eliseu e Santarém Novo, onde todos os prestadores de serviços turísticos foram convidados

Por Sâmia Maffra (SETUR)
29/08/2025 12h26
Workshop Workshop Cadastur 3.0 em Santarém Novo, com pautas sobre profissionalização e legalização do setor de turismo

A Secretaria de Turismo do Estado do Pará (Setur) promoveu, entre terça e quinta-feira (26 a 28 de agosto), o Workshop Cadastur 3.0 em três municípios paraenses: Santa Bárbara, Castanhal e Curuçá, beneficiando empreendedores locais e contribuindo para a consolidação do Pará como destino turístico seguro e atrativo. A iniciativa é uma capacitação voltada para prestadores de serviços turísticos, com foco na profissionalização, legalização e fortalecimento do setor. 

Visita técnica em Curuçá, município exuberante em recursos naturais, incluindo florestas de mangue e de terra firme

O workshop iniciou em Santa Bárbara, no dia 26 de agosto, no auditório do Parque Ecológico de Gunma. Em seguida, a capacitação foi realizada em Castanhal, no dia 27, no Auditório da SECULT – Secretaria de Cultura e Turismo, e finalizou em Curuçá, no dia 28, neste 19 empreendimentos foram incluídos no sistema nacional após a ação da Setur.  Todos os prestadores de serviços turísticos dos municípios foram convidados a participar e aprimorar conhecimentos sobre cadastro, políticas públicas, linhas de crédito e divulgação de seus serviços.

Evento em Curuçá

Ainda em agosto, o workshop do Cadastur percorreu os municípios de Dom Eliseu e Santarém Novo. Em Santarém Novo, o evento foi realizado na Câmera Municipal reunindo empreendedores de diversos segmentos, fortalecendo o diálogo e apoio do desenvolvimento do turismo local. A iniciativa trouxe orientações para quem atua ou deseja atuar no setor ,reforçando a importância da formalização e qualificação para impulsionar o turismo para receber cada vez melhor os visitantes. Além da Setur, os representantes do Banpará abordaram sobre linhas de crédito para o turismo e representantes do Sebrae sobre a formalização do MEI.

De 18 a 22 de agosto, o workshop foi realizado no município de Dom Eliseu. Foram realizadas visitas técnicas aos empreendimentos turísticos e na sexta-feira (22) o workshop que teve casa cheia. Estiveram presentes o prefeito de Dom Eliseu, Silon Gama, secretário de Turismo, Fábio Santos e os representantes das instituições financeiras Caixa e Basa e da Sala do Empreendedor do Sebrae.

CAdastur em Castanhal

REGISTRO NACIONAL - O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) é o sistema oficial do Ministério do Turismo para o registro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo no Brasil. Criado pela Lei nº 11.771/2008, o Cadastur visa promover a formalização e regulamentação das atividades turísticas, assegurando que os prestadores atendam a requisitos legais e operem de forma transparente e segura.

O sistema abrange diversas categorias, como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, guias de turismo, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, entre outros. O cadastro é obrigatório para algumas dessas atividades e opcional para outras, mas sempre recomendado para garantir acesso a benefícios e oportunidades no setor.

Workshop em Santarém Novo

Os principais objetivos do Cadastur incluem formalização e regulamentação para assegurar que os prestadores de serviços turísticos operem de acordo com a legislação vigente, promovendo a legalidade e a transparência no setor; qualificação e capacitação para a melhoria da qualidade dos serviços prestados; acesso a benefícios como linhas de crédito com juros reduzidos e segurança para o turista, garantindo que os consumidores possam consultar e escolher prestadores de serviços turísticos que atendam a padrões legais e de qualidade, promovendo a confiança no destino.

CAdastur em Castanhal

Margarete Carvalho, gerente de Qualificação dos Serviços Turísticos da Setur, destacou a importância dos workshops: “O objetivo é promover a fiscalização, organização e legalidade dos prestadores nos municípios, além de destacar vantagens como participação em programas de qualificação, acesso a linhas de crédito em bancos credenciados, visibilidade no site do Cadastur e oportunidades de integração com projetos do governo voltados ao desenvolvimento turístico”, pontuou.

A iniciativa reforça a importância da profissionalização para a atividade turística, gerando impactos econômicos e sociais relevantes, como a geração de emprego e renda, o fortalecimento da economia local e a valorização da cultura regional.