Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Redução de acidentes é tema de reunião entre órgãos de saúde e educação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/08/2015 18h56

Em reunião nesta segunda-feira (17), na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará (Etsus) Manuel Ayres, representantes dos setores ligados ao trânsito, educação e saúde discutiram medidas para frear o alto índice de acidentes no trânsito. Participaram do encontro servidores da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Departamento de Trânsito do Pará (Detran), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), secretarias de Educação do Estado e do município e representantes do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa).

Será agendada reunião de trabalho para discutir ações sistemáticas, que envolverão estudantes das escolas públicas e privadas de nível fundamental. “A ideia é expandir as atividades para conscientizar os mais diversos públicos a repeito das questões ligadas à violência no transito. É de suma importância o envolvimento das crianças nesse processo. Daí a importância das secretarias de educação”, afirmou o médico e assessor da Sespa Helio Franco.

Para ele, os acidentes de trânsito são um dos problemas mais graves enfrentados no Brasil. Somente em 2013 morreram mais de 42 mil pessoas vítimas deste tipo de acidente em todo o país, doze mil envolvendo motociclistas. “Mais de 60% dos acidentes no trânsito têm relação com o uso de drogas ou bebida alcoólica. A maioria das vítimas fica tetraplégica permanentemente. Isso causa custos previdenciários e danos sociais à família. É preciso disseminar a cultura de prevenção e proteção da saúde com ma sociedade de forma geral, entidades e organizações”, afirmou.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Sespa, Socorro Mota, a partir deste trabalho será elaborado um plano estadual para a prevenção dos acidentes. “No primeiro momento vamos trabalhar com intuito de mobilizar a população dos 17 municípios paraenses com maior taxa de incidência de morte no trânsito”, explicou.

 No Pará, as discussões também são levantadas por meio do projeto “Vida no Trânsito”, que tem o objetivo de promover uma articulação entre os órgãos governamentais e não governamentais buscando qualificar e integrar as ações de prevenção às lesões e mortes causadas por acidentes no trânsito. As ações têm sido desenvolvidas de forma integrada pelos seguintes órgãos: Sespa, Detran, Semob, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), secretarias municipais de Urbanismo (Seurb) e Saneamento (Sesan) e Universidade do Estado do Pará (Uepa), além das secretarias de educação dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides.