Mutirão atendeu a mais de 200 pessoas com problemas auditivos
Mutirão atendeu a mais de 200 pessoas com problemas auditivosMais de 200 pessoas com problemas adutivos foram beneficiadas com o mutirão "Saúde Auditiva", realizado de 10 a 14 de dezembro, pela equipe do Centro Integrado Inclusão e Reabilitação (CIIR), visando a detecção precoce de problemas relacionados com a: perda de audição, barulho no ouvido, surdez, dor, secreção no ouvido, coceira e tontura.
O atleta de Karatê, Raul Sérgio, 24 anos, foi uma das pessoas da comunidade que aproveitou a oportunidade para fazer uma avaliação médica no CIIR. "Essa ação é de extrema importância, já que esse tipo de serviço é difícil de ser encontrado na rede pública e o atendimento particular tem um custo muito alto", comentou. Ele aproveitou também para conhecer o complexo que presta atendimento à Pessoa com Deficiência física, mental, intelectual, auditiva e visual de todas as faixas etárias.
Raul Ségio é vice campeão mundial de karatê para surdos. Ele faz parte da população de quase 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil, segundo pesquisa do Istituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010. Desse total, 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir.
A quantidade de pessoas atendidas pelo mutirão agradou aos organizadores, tendo em vista que o objetivo do evento foi proporcionar um atendimento rápido pela equipe multifuncional às pessoas com deficiência auditiva. De acordo com a gerente Assistencial Paola Reyes, o intuito da ação também era alertar a população com algum tipo de problema auditivo sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento do tipo da patologia.
O atendimento foi oferecido de segunda a sexta-feira, de 10h às 13h. Ao chegar no CIIR, o usuário foi acolhido, atendido para posterior diagnóstico. Segundo o otorrino do CIIR, Murilo Lobato, o mutirão atingiu seu objetivo, mas ele alerta: "O paciente que sente dificuldades de audição tem que buscar assistência especializada.
Aos pacientes com outros sintomas, foi entregue uma Ficha de Referência/Contra - referência pelo otorrino que encaminhou para atendimento referenciado no Sistema Único de Saúde (SUS). Neste caso, o paciente é orientado a encaminhar-se a Unidade de Saúde mais próxima, onde irá marcar consulta com otorrinolaringologista.
Paola Reyes explica ainda que, aos pacientes com sintomas auditivos, foram entregues Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade (APAC) para abertura de prontuário. "Após essa fase, o usuário será direcionado para a otorrino e fonoaudiologista para a realização dos exames", explicou.
Murilo Lobato alerta que a principal causa da perda auditiva é a idade, normalmente ocorrendo a partir dos 40 anos, mas o número de jovens com a deficiência é cada vez maior. Os sinais podem ser diversos, mas o mais comum é perceber que não está escutando ou ouvindo sons ou não consegue compreendê-los.
Atendimento - Com o encerramento da campanha, Paola Reyes ressaltou que novos usuários só poderão ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminhará à regulação Estadual, onde o pedido será analisado conforme perfil do usuário, através do Sistema de Regulação -Sisreg. É importante ressaltar que não há atendimento espontâneo ou qualquer tipo de inscrição ou cadastramento no CIIR.
Serviço: O CIIR funciona em um prédio na Rodovia Arthur Bernardes, 1000. Mais informações: 4042-2157/58/59.
Por Vera Rojas