Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Estudantes da rede pública representam o Pará no Parlamento Jovem Brasileiro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/08/2015 18h32

O Pará terá três jovens estudantes de escolas públicas no Parlamento Jovem Brasileiro 2015, em Brasília. Os selecionados são Otávio Leonan Melo dos Santos, do município de Tracuateua, e Aline Paloma Andrade dos Passos e Raiani da Silva Moreira, de Marituba, que ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. A Câmara dos Deputados selecionou os 78 estudantes que representarão os Estados brasileiros no projeto, que neste ano recebeu 1.785 mil proposições, encaminhadas por jovens de todo o país.

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para a democracia promovido anualmente pela Câmara dos Deputados e dirigido a estudantes do ensino médio de todo o Brasil. O objetivo é proporcionar aos alunos a vivência do trabalho dos deputados federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e participam ativamente de uma simulação de todo o processo legislativo, elaborando projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o país.

Podem participar estudantes do ensino médio de escolas públicas ou particulares, que tenham entre 16 anos e 22 anos. Os alunos paraenses classificados desenvolveram os seguintes projetos: para que alunos de universidade em parceria com escolas públicas e privadas possam dar aula de xadrez nas penitenciárias; saúde e educação (implantação de academia ao ar livre), e a criação de um centro de reabilitação para mulheres que já sofreram violência doméstica.

“É muito importante criar essa parceria entre os alunos de universidades, escolas públicas e privadas com as penitenciárias do Estado, levando a educação para essas pessoas que perderam a dignidade e que devemos trazer de volta para a sociedade. Com essa pratica do xadrez, acreditamos que começa um grande passo para a mudança dos nossos presídios”, disse o aluno Otávio dos Santos, 17 anos, primeiro colocado no Pará, da Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Pinheiro Júnior, responsável pelo projeto Xadrez nas Penitenciárias.

A segunda colocada, a estudante Aline Paloma, 17 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio Edmundo Queiroz, desenvolveu o projeto baseado em saúde e educação para a implantação de academia ao ar livre. A iniciativa é voltada para o bem estar das pessoas obesas do Estado. “Criei esse projeto baseado na realidade do nosso país. A obesidade é um dos grandes problemas do Brasil, e precisamos mudar isso. Estou muito feliz por ser selecionada agora e poder trabalhar cada vez mais”, disse.

A especialista em educação e coordenadora estadual do programa, Luíza Araújo, destaca a importância do projeto para os jovens alunos. “A partir dessa experiência, os alunos vão ter uma noção maior de democracia, o que é de suma importância para a vivência em sociedade. Trabalhar a cidadania na escola é o maior objetivo do projeto. Estou muito feliz por eles e por essa seleção”, afirma.

A aluna Raiane Moreira, 17 anos, terceira colocada no concurso e estudante da Escola Estadual Edmundo Queiroz, destaca a realização em participar do projeto em Brasília. “Criar o projeto de reabilitação para mulheres que já sofreram violência doméstica é muito importante, pois muitas não têm o acompanhamento adequado. Com a criação desse projeto, acredito que vai melhorar muito a vida dessas pessoas”, assinala.

Entre 21 e 25 de setembro, os 78 jovens selecionados participam de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, quando atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar nos jovens parlamentares a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.