Estado realiza mais de 600 atendimentos em ‘Feirão do Emprego’ em Belém
Evento ofereceu serviços como seguro-desemprego, cadastro no Sine, emissão da carteira de trabalho digital, orientações trabalhistas e sobre o mercado de trabalho, além de entrevista para vagas de emprego, entre outros

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Sistema Nacional de Emprego (Sine), realizou na quinta-feira (21) mais uma edição do ‘Feirão de Emprego’, em Belém. A ação ofertou diversas oportunidades para vários setores, entre comércio, serviços e construção civil. Cerca de 611 pessoas receberam atendimento no local.
Na ocasião, houve entrevista para vagas de emprego, além de serviços para o seguro-desemprego, cadastro no Sine, emissão da carteira de trabalho digital, consultas ao PIS, apoio para criação e uso da conta Gov.br, orientações trabalhistas e sobre o mercado de trabalho.

“Sem dúvida, esta é uma boa oportunidade, principalmente para quem não tem experiência. Eu vi no Instagram da Seaster, compartilhei inclusive e vim aqui hoje trazer o meu filho Antônio Marcos, que está cursando administração e é pessoa com transtorno do espectro autista. E nesse formato aqui, facilita muito, pois há empresas já realizando entrevistas no mesmo local”, disse Claudiane Souza.
Para quem buscava a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, uma equipe da Seaster realizou diversos atendimentos para o programa ‘Primeiro Ofício’, com orientações e cadastro no sistema.
“Fiquei sabendo por amigos sobre o Feirão do Emprego e veio em um bom momento, pois recentemente terminei o ensino médio, assim poderei trabalhar, já que quero fazer uma graduação em breve para a área ambiental”, ressaltou Mauricio Pantoja.
Mais de 400 vagas foram ofertadas , entre elas: assistente administrativo, almoxarife, servente, pedreiro, técnico em enfermagem, copeiro, recepcionista, telemarketing, soldador, montador, cumin, garçom, balconista, pintor, vendedor, gestor de RH e outras.

A Seaster atua em parceria com empresas em todo o Estado em prol da oferta e divulgação de mais vagas no mercado de trabalho, assegurando a geração de emprego e renda da população paraense.
"Esta iniciativa é ótima, pois aqui já realizamos entrevistas após a triagem realizada pelo Sine e Seaster, para que possamos compor o nosso quadro de forma tranquila e adequada, visto que a nossa empresa está se instalando no Pará. Este acolhimento feito pela secretaria é necessário e muito bom para o trabalhador que está se inserindo no mercado", disse o recrutador Edivaldo Florentino.
“O Governo do Pará, por meio da Seaster, fortalece o seu compromisso cada vez mais com a execução de estratégias, que priorizem o ingresso de mais pessoas ao mercado de trabalho. O ‘Feirão de Emprego’ faz parte deste plano, de maneira prioritária, pois esta iniciativa, estimula a geração de emprego e renda no Estado, além da qualificação que ofertamos por meio de cursos e orientações, em prol do crescimento profissional de todos”, destacou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.
Em parceria com a Defensoria Pública do Pará, a ação contou também com orientação jurídica.

Cadastro no Sine - Os interessados ainda podem se cadastrar nos postos Sine, de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 8h às 14h. O prédio Sine/Seaster fica na travessa Padre Eutíquio, 1308, entre a rua Presidente Pernambuco e avenida Conselheiro Furtado, Batista Campos, além das Usinas da Paz e Estações Cidadania. Para se cadastrar é necessário apresentar RG, CPF , CNH se possuir ou estiver em busca de uma vaga que exija a carteira de habilitação.
Empregabilidade - De acordo com o último levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), juntamente com a Seaster, o mercado formal no Pará apresentou um saldo positivo na geração de empregos. O estudo mostra que no primeiro semestre de 2025, houve crescimento do emprego formal. Foram 259.469 admissões contra 234.043 desligamentos, o que gerou um saldo positivo de 25.426 postos de trabalhos formais.
Ranking nacional - O Estado do Pará segue como líder na geração de empregos na Região Norte e é o 11º colocado no ranking nacional, à frente de Estados como Rio Grande do Sul, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e o Distrito Federal. O último saldo registrado teve um alcance de 45% maior que o registrado no mesmo período de 2024.