Atendimento psicológico acolhe pacientes dialíticos e reforça cuidado integral no HRPC
Pacientes em tratamento dialítico recebem acolhimento e suporte emocional durante a rotina da hemodiálise
No Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, o serviço de psicologia acompanha pacientes em tratamento dialítico, oferecendo acolhimento e suporte emocional durante a rotina da hemodiálise. O setor de Nefrologia da unidade dispõe de 24 máquinas em funcionamento no salão de atendimento, operando em quase quatro plantões diários.
O setor atende uma média de 103 usuários provenientes de 16 municípios da região. Entre janeiro e julho de 2025, foram realizados 2.275 atendimentos psicológicos, reforçando o compromisso do hospital com a humanização e o cuidado integral, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar aos usuários, que culminou em 99,94% de satisfação dos usuários, em 2025.
Responsável pelo setor psicológico em hemodiálise, Alan Amoras pontuou sua experiência no dia a dia da unidade. “A experiência de trabalhar com pacientes renais crônicos é desafiadora e, ao mesmo tempo, gratificante. Cada paciente carrega uma história de luta e superação. Nosso papel é ouvir, apoiar e oferecer ferramentas para que enfrentem esse caminho com mais leveza e esperança”, explica o psicólogo clínico.
Aprovação - Rosana Cristina dos Santos, 43 anos, residente de São João de Pirabas, cerca de 70 km do município, paciente dialítica há quatro meses, destacou sua satisfação pelo atendimento recebido. "O tratamento de hemodiálise não é fácil, mas contar com o apoio da psicologia faz toda a diferença. Aqui no hospital, eu me sinto acolhida, consigo lidar melhor com as emoções”.
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital Regional, a Policlínica e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto de Felipe Brito / Ascom CHC