Hospital Regional dos Caetés (HRPC), em Capanema, oferta Cine Pipoca a usuários
Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) garantiu descontração e acolhimento a pacientes e seus acompanhantes com o filme 'À Procura da Felicidade'

Referência em média e alta complexidade no nordeste paraense, a gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, realizou, nesta segunda-feira (18), uma ação especial voltada ao bem-estar dos usuários internados e seus acompanhantes com a oferta de sessão de "Cinema pipoca".
A iniciativa foi promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que garantiu momentos de descontração e acolhimento aos usuários e seus acompanhantes, com a exibição do filme "À Procura da Felicidade", na Recepção do 1º andar, com direito à pipoca.

Alívio emocional - Para Vanessa Blante, presidente do GTH, o projeto representa uma importante iniciativa para transformar positivamente o ambiente hospitalar. Segundo ela, ao levar sessões de cinema diretamente para enfermarias e espaços de internação, a equipe tem o intuito de proporcionar momentos de alívio emocional.
“A ação beneficia não apenas pacientes e familiares, mas também os profissionais de saúde, criando uma atmosfera mais leve e acolhedora”, destacou. A profissional disse ainda que, além de entreter, a iniciativa fortalece a esperança e o otimismo, elementos fundamentais no processo de recuperação. “Integrando cultura e saúde, o projeto distrai, conforta e inspira, tornando o cuidado hospitalar mais humano e significativo”, concluiu.

Aprovação - Para o usuário Irã Sena da Silva, de 49 anos, residente do município de Boa Vista, cerca de 59 km do município, aprovou o a ação. “Estou satisfeito com todo o cuidado que recebi aqui no HRPC. Desde a minha chegada, fui bem atendido pela equipe, que me passou segurança e atenção. Mesmo estando longe de casa, senti-me acolhido. É um momento como esse é muito importante, podemos sair um pouco do quarto ver um filme é muito bom. Que a ação seja mantida. Só tenho a agradecer a todos”.
Humanização - De acordo com o Ministério da Saúde, a Política Nacional de Humanização (PNH), existe desde 2003 para efetivar os princípios do (Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Promover a comunicação entre estes três grupos pode provocar uma série de debates em direção a mudanças que proporcionem melhor forma de cuidar e organizar o trabalho.
Serviço:
O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital Regional, a Policlínica e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto de Felipe Brito / Ascom CHC