Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER
English Version

Com apoio do governo do Pará, atleta paralímpica conquista duas pratas e se classifica para campeonatos nacionais

Emanuelly Braga se destaca no Meeting Paralímpico em Macapá e fortalece trajetória rumo ao alto rendimento

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
13/08/2025 22h07

Com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a atleta paralímpica paraense Emanuelly Braga, de 18 anos, brilhou na etapa Macapá do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2025, realizada no último sábado (9). A jovem conquistou duas medalhas de prata nas provas de lançamento de club e arremesso de peso, na classe F32, destinada a atletas com paralisia cerebral severa.

A performance garantiu à atleta a classificação para o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Jovens de Atletismo 2025, na categoria Sub-20. A competição será realizada de 14 a 16 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Talento em evidência no cenário nacional

A etapa Macapá reuniu cerca de 120 atletas de diferentes estados, em provas de atletismo e tiro com arco, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento foi realizado no Estádio Zerão e no Ginásio Avertino Ramos, e contou com grandes nomes do paradesporto nacional, além de jovens talentos em ascensão.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, celebrou o resultado da atleta paraense. “Estou muito feliz por mais uma conquista da nossa Emanuelly, que brilhou e representou muito bem o nosso estado em mais uma competição nacional. Essa conquista nos enche de orgulho e mostra que o apoio do Governo do Pará é fundamental para levar os nossos atletas a grandes feitos a nível nacional e internacional”, afirmou.

Superação e novos desafios

Estreando na classe funcional F32, Emanuelly disputou as provas de campo sentada, em modalidades que exigem força e técnica. O lançamento de club, exclusivo do paradesporto, consiste no arremesso de um equipamento semelhante à massa de ginástica rítmica. Já o arremesso de peso exige precisão e potência.

O treinador Reyel Aquino, que acompanha a jovem atleta, destacou o potencial de Emanuelly para o futuro do paradesporto paraense. “Estou muito orgulhoso. Esse é só o primeiro passo, porque a gente investe na atleta e vê nela um futuro talento. Assim como ouvimos o nome de muitos jovens paralímpicos pelo Brasil, queremos também que o nome da Emanuelly seja uma referência aqui no nosso estado”, pontuou o treinador.

Progresso constante e marcas históricas

As conquistas em Macapá vieram na sequência de um grande resultado alcançado pela atleta na etapa Belém do Meeting, realizada no dia 2 de agosto, no Estádio Olímpico do Pará – o Mangueirão. Na prova de corrida de Petra T72, Emanuelly superou sua marca anterior (23,13s), atingindo o tempo de 20,94 segundos. O desempenho garantiu sua classificação para o Campeonato Nacional Adulto, previsto para dezembro, em São Paulo.

“Fiquei muito orgulhoso do resultado dela no Meeting no Mangueirão. Ela se classificou para os principais campeonatos nacionais, tanto na categoria Jovem quanto no Adulto, e ainda fez a melhor marca da vida dela. Com 20.94, ela estaria no topo do ranking nacional adulto do ano passado”, ressaltou Reyel Aquino.

Esporte como instrumento de transformação

A mãe da atleta, Janete Braga, acompanhou de perto a evolução da filha e compartilhou a emoção de vê-la superando limites. “O esporte deu uma nova vida para a Manu. Hoje, ver ela competindo em alto rendimento é uma alegria imensa. Tenho muito orgulho, porque mesmo com suas limitações ela não desiste de lutar. Como mãe de uma pessoa com deficiência, sei de perto as dificuldades para alcançar os objetivos. Participei de todas as competições, mas essas últimas duas foram de tirar os pés do chão”, contou emocionada.

Janete também reforçou a importância do apoio institucional. “Mais do que medalhas, eventos como o Meeting reforçam o poder do esporte como ferramenta de inclusão, superação e transformação social. O apoio do Governo do Estado, por meio da Seel, tem sido essencial para que atletas como a Manu tenham condições de treinar, competir e inspirar novas gerações”, finalizou.

Texto: Bianca Nogueira, sob supervisão de Jessé Lima, coordenador de comunicação/Seel