Pará registra em 2025 o melhor ano na redução da Crimes Violentos Letais Intencionais
Dezembro deste ano foi o melhor mês da série histórica. apontam os dados da Segup. Houve queda superior a 53% em CVLI, em relação a 2018.
No primeiro dia de 2026, o Governo do Pará celebra uma grande conquista na segurança pública. O ano de 2025 registrou o menor índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que reúne homicídio, feminicídio latrocínio e lesão corporal seguida de morte, nos últimos dez anos, e com o melhor mês de dezembro da série histórica. Conforme os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a redução do CVLI alcançou 53,09%, em comparação a 2018.
O levantamento divulgado nesta quinta-feira (1° de janeiro), pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, aponta que em 2025 o Pará registrou 1.828 crimes violentos letais intencionais (CVLI), mais de 2,2 mil casos a menos que em 2018, quando houve 4.070 CVLIs.
Ainda segundo o levantamento, este é o melhor ano da segurança pública no Estado desde 2010, marcando mais uma vez registros abaixo de 2 mil casos de CVLI, reduzindo em 7,07% no comparativo a 2024, que era o melhor ano.
“Graças ao esforço integrado das nossas forças, alcançamos uma redução expressiva na criminalidade geral no Pará em 2025. Este é o reflexo de vidas preservadas e mais tranquilidade para nossas famílias. Para reforçar a eficácia das nossas políticas, os seis melhores meses registrados em toda a série histórica ocorreram neste ano de 2025”, avaliou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Compromisso - Em homicídios dolosos, quando há intenção de matar, indicador que a segurança acompanha de perto, 2025 fechou com 1.657 casos, reduzindo 8,15% em relação a 2024, com 1.804 homicídios. Já quando se compara com 2018, que teve 3.772 casos, a redução atinge 56,07%.
“No que tange ao nosso compromisso mais vital, a segurança das vidas, avançamos significativamente na redução dos homicídios. Nossa taxa atual é de 19,12 mortes por 100 mil habitantes. É fundamental lembrar que recebemos o Estado com uma taxa próxima a 50 mortes por 100 mil habitantes. Estamos, portanto, em uma trajetória acelerada e firme para atingir a meta nacional de 16 mortes por 100 mil habitantes até 2030”, ressaltou Ualame Machado.
Bons resultados em dezembro - O Estado registrou também o melhor mês de dezembro na linha histórica, entre os meses de dezembro desde 2010, quanto aos crimes violentos letais intencionais. Foram computados 144 casos em dezembro de 2025, e 171 no mesmo período em 2024. Uma queda de 15,79%.
No comparativo com 2018, que registrou em dezembro 303 CVLIs, o 12° mês de 2025 atingiu uma redução de 52,48%. Só em relação a homicídios, dezembro de 2025, que registrou 134 casos, atingiu a queda de 51,97% em relação ao mesmo mês de 2018, com 279 registros.
Investimentos - O excelente resultado alcançado em 2025 é consequência da integração das forças de segurança, do emprego de inteligência e novas tecnologias, e de inúmeros investimentos do Governo do Pará.
No ano passado, o Estado efetuou o maior ciclo de investimentos da história na área, aplicando mais de R$ 85 milhões em tecnologia, infraestrutura, novas unidades policiais, viaturas, lanchas rápidas e blindadas, e em um novo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel. Também foi instalada mais uma Base Fluvial de Segurança Pública - já são três unidades - para reforçar as ações na malha fluvial e ampliar a capacidade operacional no enfrentamento à criminalidade.
“Somos reconhecidos nacionalmente entre os estados que mais investem em segurança pública, o que demonstra a seriedade com que trabalhamos pelo bem-estar da população. Fomos o Estado da Amazônia Legal que mais investiu na área, com a entrega de novos totens, câmeras corporais, armamentos, equipamentos de ponta e um aumento de 35% nos investimentos em inteligência policial - fundamental para nossas ações. Esses esforços evidenciam a técnica, o compromisso e o empenho para reduzir a criminalidade mês a mês, conquistar a confiança da sociedade, manter os índices em queda e garantir mais tranquilidade”, acrescenta o titular da Segup.
Todas as aquisições são destinadas aos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Pará. Dentre os órgãos contemplados com os novos equipamentos estão as polícias Civil, Militar e Científica; Corpo de Bombeiros Militar; Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu); Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e Segup, além das agências de inteligência de cada órgão.
