Governador Helder Barbalho e vice-governadora Hana Ghassan vistoriam obras da Nova Doca
Trabalhos avançam de forma acelerada e população já pode visualizar parte do Parque Linear
O governador do Pará, Helder Barbalho, e a vice-governadora, Hana Ghassan, vistoriaram na última terça-feira (12), as obras de construção do Parque Linear da Nova Doca, em Belém. Com 96% de execução, o projeto integra o legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá na capital paraense em novembro.
A Nova Doca foi projetada para oferecer espaços diversificados de lazer e convivência, incluindo áreas para práticas esportivas, contemplação, alimentação e recreação infantil. Entre os equipamentos previstos estão uma passarela metálica com mirante, quiosques, jardins, área para piquenique, espaço para eventos, espaço pet, urbanização viária, playground, academia ao ar livre e fonte interativa.
Durante a vistoria, o governador e a vice-governadora percorreram as oito quadras da avenida. Em grande parte delas, os tapumes já foram retirados, permitindo que a população acompanhe o andamento das intervenções.
“Estamos chegando à Quadra 8, a última a ser concluída. É uma obra com sustentabilidade, acessibilidade e que entrega a Belém um novo ponto de lazer e turismo, tornando nossa cidade cada vez melhor”, afirmou o Helder Barbalho.
Hana Ghassan destacou o impacto econômico do projeto. “São 500 operários trabalhando para entregar essa obra o mais rápido possível”, disse a vice-governadora.
Infraestrutura - O Parque Linear da Nova Doca é resultado de uma parceria entre o Governo do Pará e o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional. Executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a intervenção abrange 1,2 quilômetros de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização, ciclovia e novas passarelas. O projeto também inclui a substituição das comportas para controle da maré e prevenção de inundações, além de obras de saneamento e macrodrenagem para reduzir alagamentos e eliminar o lançamento irregular de esgoto no canal, melhorando a qualidade da água.
Serão pavimentados mais de 2,4 quilômetros da Avenida Visconde de Souza Franco e construídos novos sistemas de drenagem profunda e superficial, rede de esgoto sanitário e tubulação de água potável. O canal também recebeu limpeza e reconstrução do fundo e das paredes, implantação de elementos arquitetônicos e paisagismo.
Moradora da região há cinco anos, a fisioterapeuta Celina Cardoso se mostra ansiosa pela conclusão da obra, destacando a valorização que o parque proporcionará para a região. “O bairro é estratégico, e ter uma área assim, com opção de lazer, perto de casa é importante. Tenho filhos pequenos que vão aproveitar muito o espaço, que ainda oferecerá tudo de graça”, celebra.
Balé das Águas
Um dos equipamentos que já chamam a atenção de quem passa pela Nova Doca, especialmente à noite, é o Balé das Águas. A atração conta com 64 jatos d’água iluminados com variação de cores e apresentações programadas, distribuídos em 121 m². Dois espelhos d’água completam o conjunto, também iluminados e automatizados.
O espaço está localizado ao lado da passarela metálica que conecta as Quadras 1 e 2, criando novos pontos de observação e valorizando o percurso visual do parque. A atração faz parte do projeto de requalificação urbana que transforma a paisagem da Avenida Visconde de Souza Franco, uma das mais conhecidas de Belém. A intervenção se estende ao longo do canal da Doca, com a proposta de criar um amplo espaço público, com infraestrutura moderna e múltiplos usos, voltado ao lazer, à cultura e ao contato com a natureza.
Saiba o que foi feito nas quadras que já estão sem tapumes
Quadra 01 – Cultura e contemplação:
· Espaço cultural com rampa de acesso;
· Arquibancadas para contemplação de apresentações;
· Passarela metálica;
· Instalação do "Balé das Águas", com espelhos d’água;
· Paisagismo e plantio de árvores;
· Urbanização da área;
· 127,96 metros de ciclovia;
· Jardins flutuantes no canal;
· Praça cívica;
· Implantação de seis novas comportas.
Quadra 02 – Bem-estar e convivência:
· Passarela elevada;
· 188,12 metros de ciclovia;
· Academia ao ar livre;
· Quiosque com área de vivência;
· Paisagismo e plantio de árvores;
· Urbanização da área com mesas e bancos;
· Jardins flutuantes sobre o canal.
Quadra 03 – Lazer para todas as idades:
· 201,43 metros de ciclovia;
· Parque infantil;
· Espaço pet;
· Pergolado;
· Paisagismo e plantio de árvores;
· Jardins flutuantes;
· Urbanização para facilitar o acesso e permanência no local.
Quadra 04 – Esporte e recreação:
· 187,05 metros de ciclovia;
· Dois parques infantis;
· Academia ao ar livre;
· Quiosque com área de contemplação;
· Folia Verde (espaço temático);
· Quadra de basquete;
· Áreas de vivência com bancos;
· Plantio de árvores;
· Urbanização e paisagismo em toda a extensão.
Quadra 5 – Descanso e integração com a natureza
· 88,87 metros de ciclovia;
· Quiosque com área de contemplação;
· Folia verde;
· Áreas de vivência com bancos;
· Paisagismo e plantio de árvores;
· Jardins flutuantes;
· Urbanização.