Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGOSTO DOURADO
English Version

CIIR promove roda de conversa sobre amamentação com foco no cuidado integral a mães, bebês e colaboradores

Ação alusiva à Semana Mundial da Amamentação reforçou a importância de redes de apoio e do cuidado que envolve usuários, familiares e equipe

Por Ascom (Governo do Pará)
13/08/2025 15h47

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), promoveu, nesta quarta-feira (13/08), uma roda de conversa alusiva à Semana Mundial da Amamentação, cujo tema deste ano é “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”.

Realizada no hall do bloco C, a ação de educação em saúde reuniu colaboradoras gestantes e mães usuárias atendidas pela unidade, valorizando o cuidado centrado na pessoa, que considera não apenas a saúde dos bebês, mas também o bem-estar das mães, das famílias e da própria equipe assistencial.

A mediadora do encontro, Paula Barros, integrante do GTH, destacou que a atividade é uma tradição na instituição. “Todo ano buscamos garantir informação e um tempo de escuta para usuários e colaboradores”, disse. Segundo ela, a escolha do formato deste ano buscou abrir espaço para diálogos mais diretos, “a partir das experiências das participantes e alinhado ao tema da campanha”.

A roda de conversa teve como facilitadora a enfermeira do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) e consultora em Amamentação, Mariana Sasaki. Ela abordou pontos como benefícios do aleitamento materno, pega correta (ato de o bebê sugar o leite materno de forma adequada), produção de leite, cuidados emocionais e fortalecimento das redes de apoio.

“Gerar esse conhecimento é fundamental para uma amamentação efetiva”, afirmou, acrescentando que é preciso considerar também direitos maternos, dificuldades comuns e estratégias para manter o aleitamento após o retorno ao trabalho.

Trocas e relatos de experiências – A usuária Juliana Barroso, mãe de Ezequiel, de três meses, relatou que a troca de experiências foi enriquecedora. Ela explicou que seu bebê, diagnosticado com laringomalacia, mama por poucos minutos e complementa a alimentação com fórmula. “Graças a Deus ele ainda amamenta, porque há casos graves em que isso não é possível”, disse. Para ela, o encontro “permite aprender o que não se sabia com outras mães”.

Colaboradora do setor de Faturamento do CIIR e grávida de seis meses, Cibelle Rayol também ressaltou os benefícios do momento. “Adquiri conhecimentos e tirei dúvidas”, afirmou, destacando que cada relato ouvido reforçou a percepção de que “cada experiência é única” e que os aprendizados serão levados para toda a vida.

Importância – A Semana Mundial da Amamentação é celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto, sendo promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ministério da Saúde e parceiros em mais de 120 países. No Brasil, o mês de agosto é reconhecido como “Agosto Dourado”, símbolo da luta pelo incentivo à amamentação como base para a saúde, o desenvolvimento e a equidade ao longo da vida.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.

 

Texto: Tarcísio Barbosa (Ascom CIIR)