Hospital Galileu reforça laços de empatia e cuidado com pacientes e familiares
Pacientes e familiares destacam a dedicação da equipe e a humanização no atendimento durante o período de internação

O Hospital Estadual Público Galileu (HPEG), na Grande Belém, encerrou, nesta quarta-feira (13), a programação especial do Dia dos Pais, que começou na última semana com ações voltadas aos pacientes e familiares. A iniciativa contou com momentos de interação, homenagens e entrega de brindes, levando afeto para quem está longe de casa.
Internado há 10 dias, após um acidente de moto que resultou em fratura na perna, o agricultor Antônio Acácio Leite, 63 anos, morador de Garrafão do Norte, elogiou o cuidado recebido e a atenção da equipe. “O atendimento está sendo muito bom. Fiquei feliz com a homenagem, porque mesmo internado me senti lembrado e valorizado”, disse.
O filho de Antônio, Manuel Silva Leite, 33 anos, também agricultor, acompanha o pai diariamente e aprovou a ação. “Foi muito importante ver meu pai recebendo esse carinho. A equipe aqui trata todo mundo com respeito e atenção, aqui tem humanização”, afirmou.
A iniciativa também emocionou o feirante Madson da Silva Miranda, 46 anos, internado há 23 dias após sofrer um acidente de moto. “Passar o Dia dos Pais longe de casa é difícil, mas aqui fui acolhido. Foi uma homenagem simples, mas que faz a diferença”, destacou.
Para a família, o gesto também teve significado especial. Andreza Miranda, 28 anos, autônoma e filha de Madson, acompanhou o pai durante a programação e se emocionou. “Ver meu pai recebendo carinho e atenção em um período tão delicado é importante para nós. A equipe tem sido humana e dedicada, o que torna a internação mais leve”, ressaltou.
Humanização e voluntariado - No Galileu, a humanização do cuidado vai além do atendimento médico. A unidade conta com uma rede de voluntários que, com dedicação e sensibilidade, ajudam a transformar o dia a dia de pacientes e familiares. São pessoas que dedicam tempo e talento para desenvolver projetos e ações que levam acolhimento, esperança e afeto para quem enfrenta o desafio de estar longe de casa.
Para Anny Segóvia, coordenadora de Humanização do HPEG, o encerramento da programação do Dia dos Pais é um exemplo claro de como o trabalho voluntário fortalece o vínculo entre pacientes, familiares e a equipe de saúde. “Esses momentos proporcionam conforto emocional e ajudam no processo de recuperação. Encerramos a programação somente hoje porque buscamos atender a todos com carinho, sem pressa, valorizando cada paciente. Além disso, o Dia dos Pais, celebrado no último domingo, merece ser lembrado ao longo de toda a semana”, ressaltou.
O diretor-executivo do HPEG, Cledes Silva, reforçou a importância de ações como esta para o ambiente hospitalar. “Momentos assim mostram que o cuidado não se limita ao tratamento clínico. Ele também envolve empatia, escuta e atenção às necessidades emocionais de cada paciente. Esse é o nosso compromisso: oferecer um atendimento de excelência, com técnica e, acima de tudo, com humanidade”, afirmou.
Referência em ortopedia - Reconhecido como referência em ortopedia no Pará, o Hospital Galileu gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é especializado em atendimentos de média e alta complexidade ortopédicas, com artroscopias, reconstruções e alongamentos ósseos, além de outras intervenções especializadas que favorecem a reabilitação e a recuperação funcional dos pacientes — reforçando seu papel estratégico na rede hospitalar da região.
O Hospital Público Estadual Galileu, conta com 104 leitos de internação e oferece serviços especializados, e também conta com atendimento urológicos, incluindo tratamentos para hiperplasia prostática benigna, exclusão renal e triagem com biópsia de próstata.