Governo do Pará entrega Praça Esportiva e autoriza construção de Complexo Poliesportivo em Santa Luzia do Pará
Investimentos reforçam infraestrutura urbana e ampliam acesso ao esporte e lazer no município do nordeste paraense

O Governo do Estado do Pará entregou, nesta sexta-feira (8), a nova Praça Esportiva “Ademir Oliveira”, localizada na BR-316, em Santa Luzia do Pará, na região nordeste do estado. A solenidade também marcou a assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Complexo Poliesportivo do município, dentro do programa “Praças de Esporte e Lazer por Todo o Pará”.
A nova Praça Esportiva da Avenida ocupa uma área construída de 3.222,29 m² e foi projetada para oferecer lazer, esporte e acessibilidade à população. O espaço conta com: academia ao ar livre com 10 equipamentos; pista de skate; playground; coreto; praça de alimentação com três quiosques; três mirantes, sendo um com a imagem de Santa Luzia; PM Box; estacionamento com 216,66 m²; passeio com 1.276,65 m²; cinco rampas de acesso externas e uma interna, todas adaptadas para pessoas com deficiência (PcDs); calçadas com piso podotátil para segurança de pessoas com deficiência visual; paisagismo com áreas verdes.

A obra representa um investimento de R$ 1.784.629,93, financiados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
Durante a entrega, o governador Helder Barbalho destacou o compromisso com o crescimento dos municípios e o fortalecimento da parceria com Santa Luzia do Pará.
“Ver essa cidade crescendo e se desenvolvendo nos deixa felizes. Esse é o nosso objetivo: fazer com que o Pará avance em todas as regiões. A Praça que entregamos hoje já é um marco, e com a assinatura da Ordem de Serviço, daremos início a um complexo moderno, com quadra poliesportiva, campo sintético, pista de skate, espaço para cultura e comércio, academia e muito mais. É o Governo do Estado trabalhando junto com a prefeitura para transformar a vida das pessoas”, afirmou o governador.

A vice-governadora Hana Ghassan reforçou a importância da proximidade com a população e a união entre Estado e municípios:
“Somos um governo que escuta, que olha no olho e está presente em todos os municípios. Sabemos que ainda há muito a fazer, mas é gratificante olhar para trás e ver quanto já caminhamos juntos. Em novembro, quando o Pará receberá o mundo para a COP 30, vamos poder mostrar tudo de bom que construímos, inclusive aqui em Santa Luzia”, destacou.

Além do governador e da vice, a cerimônia contou com a presença do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, do prefeito de Santa Luzia, Ademor Aires, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão, e os deputados estaduais Cilene Couto e Wanderlan Quaresma.
Espaço de cidadania e inclusão
A nova estrutura já impacta a rotina dos moradores. A lavradora Antônia Elma, moradora do município, comemorou a entrega. “É uma melhoria muito grande para a cidade. Agora temos um espaço acessível para crianças e jovens, especialmente a praça de skate, que antes não existia. Foi um bom trabalho do nosso gestor”, comentou.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, celebrou mais uma entrega do programa e o avanço na implantação de políticas públicas de inclusão. “A entrega da Praça Esportiva é um passo concreto na missão de levar esporte, lazer e inclusão a todos os cantos do Pará. E com a autorização para início das obras do Complexo Poliesportivo, iniciamos uma nova etapa com investimentos estruturantes, que valorizam o esporte como ferramenta de cidadania”, afirmou.
Complexo Poliesportivo: novo marco para Santa Luzia
A futura obra integra o programa “Praças de Esporte e Lazer por Todo o Pará”, que prevê a construção de 40 complexos poliesportivos em diversos municípios. A primeira etapa contemplará 20 localidades, incluindo Santa Luzia do Pará.

O projeto-padrão contará com: quadra poliesportiva coberta; campo de futebol society com grama sintética; quadra de areia para vôlei e outras modalidades; pista de skate; academia ao ar livre; pista de caminhada e quiosques para alimentação e comércio.

As obras serão iniciadas simultaneamente nos municípios contemplados, com prazo de entrega estimado em 12 meses.