Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E NOVOS NEGÓCIOS
English Version

Com 'Impulso Amazônia', Estado fortalece inovação e negócios sustentáveis na região

Programa lançado pelo PCT Guamá valoriza empreendedorismo tecnológico e conexão entre pesquisa e mercado na região amazônica

Por Sérgio Moraes (PCTGuamá)
29/07/2025 08h14

Com o objetivo de impulsionar o ecossistema de inovação na região Norte do Brasil, o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá desenvolve o programa "Impulso Amazônia", uma jornada de aceleração voltada a startups e empresas com foco em soluções sustentáveis para a Amazônia. A iniciativa oferece suporte técnico-científico, mentorias especializadas e conexões estratégicas para fortalecer o ambiente de negócios inovadores no Pará.

Durante cinco meses, os participantes contam com uma trilha estruturada de desenvolvimento, que inclui workshops temáticos, mentorias individuais mensais e o apoio de um conselho multidisciplinar com especialistas em áreas como captação de recursos, propriedade intelectual, branding, finanças, transformação digital e vendas.

Um dos diferenciais do programa é a integração com os laboratórios do PCT Guamá, que oferecem suporte para o desenvolvimento de produtos e serviços com base em ciência e tecnologia. A estrutura do parque, reconhecida como referência na região, permite a articulação entre universidade, setor produtivo e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Para João Weyl, diretor-presidente da Fundação Guamá, o programa representa um marco para o fortalecimento da inovação com identidade amazônica. “Gerar movimento, concentrar energia e alavancar soluções que façam sentido para a Amazônia, essa é a essência do Impulso”, destacou.

A ação conta com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) por meio do programa Startup Pará e reforça iniciativas já consolidadas pelo Governo do Pará, como os programas Centelha e Tecnova, que injetaram recursos significativos em projetos de base tecnológica no estado.

“O Impulso Amazônia amplia as possibilidades para empresas inovadoras que querem crescer com responsabilidade socioambiental. É mais uma ponte entre ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável, com o PCT Guamá exercendo um papel estratégico nesse processo”, avaliou Deivison Barbosa, diretor científico da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Infraestrutura de excelência na Amazônia

Primeiro parque tecnológico da região Norte, o PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Sectet, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá. O complexo abriga mais de 30 empresas residentes, 40 associadas, 12 laboratórios de pesquisa e uma escola técnica, consolidando-se como um dos polos mais dinâmicos de inovação na Amazônia.

Localizado às margens do Rio Guamá, o Parque ocupa uma área de 72 hectares entre os campi das universidades parceiras e integra entidades nacionais e internacionais de promoção à inovação, como a Anprotec e a Iasp.