Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COOPERAÇÃO TÉCNICA
English Version

PCT Guamá garante suporte à modernização institucional do Ministério Público do Estado

A implantação dos novos Escritórios de Inovação e de Inteligência Artificial do Ministério Público terá a participação estratégica do Parque de Ciência e Tecnologia

Por Sérgio Moraes (PCTGuamá)
29/07/2025 20h01

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, terá papel estratégico na implantação dos novos Escritórios de Inovação e de Inteligência Artificial do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). A iniciativa integra um Acordo de Cooperação Técnica firmado nesta terça-feira (29) entre o MPPA e a Fundação Guamá, instituição de ciência e tecnologia responsável pela gestão do Parque, e visa acelerar a transformação digital no setor público.

Com infraestrutura especializada, empresas e laboratórios que atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o PCT Guamá será o ambiente de suporte técnico-científico para atividades como pesquisas aplicadas, projetos-piloto, formações, eventos e mentorias voltadas à modernização institucional do Ministério Público. O acordo prevê ainda a integração de membros e servidores do MPPA ao ecossistema do Parque, promovendo intercâmbios.

A parceria firmada entre as duas instituições 'coloca a inovação como ferramenta de impacto social real'

Diretrizes - As ações serão acompanhadas por um Comitê Gestor de Inovação e Inteligência Artificial, composto por representantes de ambas as instituições, e seguirão diretrizes de governança, compliance e proteção de dados, reforçando o compromisso com a transparência e a segurança jurídica.

“A criação dos Escritórios de Inovação e de Inteligência Artificial no âmbito do Ministério Público reafirma o papel do PCT Guamá como catalisador de soluções que conectam ciência e gestão pública. Esse é um movimento estratégico, que coloca a inovação como ferramenta de impacto social real”, afirmou João Weyl, diretor-presidente da Fundação Guamá.

O procurador-geral de Justiça, Alexandre Tourinho, também destacou a relevância da iniciativa no processo de transformação institucional. “Essa é uma agenda que dialoga diretamente com o legado que o Pará quer apresentar ao mundo na COP 30: um estado que preserva sua floresta e seus saberes, mas que também produz conhecimento, forma profissionais de excelência e investe em tecnologia de ponta”, ressaltou.

Integrantes da Fundação Guamá e do Ministério Público após a assinatura do Termo de Cooperação

Referência em inovação na Amazônia 

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com as parcerias da UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT está situado entre os campi das duas universidades, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 40 associados (vinculados ao Parque, mas não fisicamente instalados), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e uma escola técnica.

O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.