Ilhas de Belém recebem fiscalizações de segurança integradas
Trabalho das forças de segurança segue até 4 de agosto

A “Operação Verão 2025” do Governo do Estado segue levando mais segurança pública a 50 localidades com emprego de 9 mil agentes. Quem escolheu o último final de semana de julho para aproveitar as ilhas de Belém e região foi contemplado pelas ações integradas dos órgãos que monitoram embarcações, estabelecimentos comerciais e o fluxo de saída de portos.

As ações contemplam as ilhas em frente a Belém como Combu e das Onças, Porto de Icoaraci, como também Cotijuba, destinos mais procurados aos finais de semana, pelas praias e pelo lazer oferecido.
Na articulação e integração das forças o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLu), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), tem realizado a coordenação com uso de embarcações de fiscalização, que também são complementadas com embarcações dos órgãos. O Grupamento também faz uso de uma base de operações, o “Estrela do Norte”, ancorado em frente à Praça Princesa Isabel, bairro da Condor, garantindo a celeridade no atendimento de ocorrências e a população que precise acionar os órgãos de segurança na área.
O coordenador de operações do GFLU, tenente-coronel PM Bruno Anaissi, reforça esta atuação em conjunto que tem como prioridade a tranquilidade e segurança da população.
“As operações que realizamos são planejadas e executadas em conjunto, visando cobrir todas as necessidades de segurança da população. Os bombeiros militares estão sempre de prontidão para responder a emergências aquáticas, realizar salvamentos e prestar os primeiros socorros. A Polícia Militar intensifica o patrulhamento nas áreas de maior fluxo, prevenindo crimes e garantindo a ordem pública. E a Polícia Civil atua na investigação de delitos, assegurando que a lei seja cumprida em todas as localidades”, informou.

Complementam a Marinha do Brasil, com a Capitania dos Portos, que controla a segurança da navegação fiscalizando a tripulação e a autorização das embarcações para navegar, bem como o controle do embarque de passageiros junto com a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (ARTRAN) e a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel).
Fiscalização - Por parte de cada força presente na fiscalização está a Delegacia de Polícia Fluvial (DPFlu), a Companhia Independente de Policiamento Fluvial (CIPFlu), o Grupamento Marítimo e Fluvial do Corpo de Bombeiros, além da Guarda Municipal de Belém. Juntam-se ainda a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, além de outros órgãos da esfera estadual em atividades pontuais. As operações nas ilhas seguem até 04 de agosto.

Na gerência das ações deste final de semana, o tenente Wallace Silva, da CIPFLU destacou o empenho das forças. “A segurança da nossa população é a nossa prioridade. Continuaremos até domingo com operações integradas e em recursos humanos e materiais para garantir que os rios e ilhas de Belém sejam um lugar seguro e agradável para todos”, afirmou.