Fundação Hemopa e 8º Batalhão de Manutenção de Selva reforçam estoque de sangue
Fortalecendo a parceria do Governo do Pará com o Exército Brasileiro, a campanha teve o apoio da Unidade Móvel do Hemopa

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu, nesta terça-feira (22), mais uma campanha de coleta de sangue, em parceria com o 8º Batalhão de Manutenção de Selva, da 8ª Região Militar do Exército Brasileiro, localizado no bairro da Marambaia, em Belém. A iniciativa teve como objetivo reforçar os estoques de sangue no período de férias escolares, quando a demanda nos hospitais aumenta e as doações costumam cair.
A coleta foi realizada com o apoio da Unidade Móvel do Hemopa e de uma sala estruturada
especialmente para o atendimento aos voluntários, garantindo conforto e segurança durante
o processo de doação.

A assistente social da Fundação Hemopa, Vanessa Pimentel, ressaltou que essa é a primeira campanha do ano no Batalhão, mas que a parceria com o Exército é histórica e estratégica. “É um Batalhão que sempre colabora muito. Nos últimos anos, foi a organização militar que mais contribuiu com o estoque de sangue, que mais participou e realizou campanhas. A campanha de julho é fundamental para reforçar os estoques nesse período sazonal, quando temos uma diminuição no número de doadores nas nossas unidades de coleta”, destacou.
Vanessa Pimentel disse ainda que a parceria ajuda a conseguir a adesão de novos doadores. “Os voluntários são incentivados desde a conscrição (alistamento) a desenvolver o espírito de solidariedade e empatia. Isso é muito importante para o Hemopa”, afirmou.

Solidariedade - O comandante do 8º Batalhão, Tenente-coronel Bertolino, destacou a importância da mobilização. “Para a gente é muito importante poder auxiliar a população paraense com essa doação. É uma atividade que consideramos de extrema relevância, um gesto de solidariedade para aumentar a quantidade de bolsas de sangue nesse período de férias”, disse.
Entre os voluntários, o cabo Vitor Cassiano da Silva Monteiro, compartilhou sua
satisfação em doar. "Para a gente é muito satisfatório poder ajudar dessa forma. Sabemos
que muitas pessoas precisam de sangue. É algo que nos deixa bastante realizados”,
afirmou o militar.

A Fundação Hemopa reforça que qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 50 quiloa, pode doar sangue. É necessário apresentar documento oficial com foto. Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal.
Texto: Felipe Borges, estagiário sob supervisão - Ascom/Hemopa