Ações educativas da ADEPARÁ nas praias do Estado ajudam a prevenir doenças e pragas
Com equipes formadas por um total de 50 servidores, a Adepará marcou presença em Salinópolis, na Ilha do Marajó, em Santarém e Conceição do Araguaia

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) está reforçando a importância da defesa agropecuária para a saúde pública e a proteção de cultivos agrícolas. Pelo terceiro ano consecutivo, a agência integra a Operação Verão do Governo do Pará com um circuito educativo que percorre as principais praias do estado, em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais.
Com equipes formadas por um total de 50 servidores, a Adepará marcou presença em Salinópolis, na Ilha do Marajó, em Santarém e Conceição do Araguaia pelo quarto fim de semana consecutivo. O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção de zoonoses — doenças transmitidas de animais para humanos — e o controle de pragas em lavouras por todo o Pará.
Salinópolis - Em Salinas, a Adepará, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), promoveu palestras na comunidade da Ponta da Sofia, uma área de conservação ambiental que abriga um berçário de tartarugas. Os temas abordados incluíram a prevenção à gripe aviária e à raiva dos herbívoros, além da importância do consumo de produtos de origem animal e vegetal inspecionados.

Ellivelton Carvalho, diretor de gestão e monitoramento das Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, destacou a importância da colaboração interinstitucional. "A Adepará trouxe uma palestra essencial sobre a gripe aviária, um tema de extrema importância e relevância para a saúde animal, ambiental e humana. A integração entre os órgãos do estado tem sido fundamental para promover um verão sustentável, seguro e responsável", afirmou.
As equipes também realizaram atividades educativas na Praia do Atalaia, em conjunto com órgãos de segurança, e no mercado do Porto Grande. Em Pirabas, a Adepará participou do I Festival do Mel, distribuindo material educativo e orientando criadores de abelhas.
Kid Almeida, gerente regional da Adepará em Capanema, ressaltou a relevância das ações em áreas de risco. "Em Salinópolis, temos sítios migratórios de aves, então levamos para as pessoas que estão nas praias esse cuidado que elas devem ter ao se deparar com aves caídas. Também abordamos temas como a raiva devido à proximidade dos manguezais, onde pode haver abrigos de morcegos hematófagos. É muito importante disseminar informações sobre o nosso trabalho enquanto agência de defesa agropecuária."
Marajó: educação sanitária e rastreabilidade agrícola
No Marajó, as ações educativas se estenderam além das praias. A equipe da Adepará esteve presente no I Festival de Agricultores de Abacaxi de Salvaterra, um dos principais municípios produtores da fruta no estado. Foram disseminadas informações sobre boas práticas no cultivo, rastreabilidade do fruto por meio da emissão da Guia de Trânsito Vegetal (GTV) e a prevenção à gripe aviária, fundamental devido à presença de sítios de aves migratórias na região.

Olivar Valente, gerente regional em exercício da Adepará em Soure, enfatizou o papel da educação sanitária na proteção da produção e na garantia da segurança alimentar. "Além da defesa animal, que é o acompanhamento da criação e produção de búfalos e outras espécies, também desenvolvemos programas na área vegetal, como a GTV do abacaxi e do açaí, que é a rastreabilidade dos frutos. Acompanhamos o registro e a autorização de agroindústrias, agregando valor à produção local e garantindo um produto de qualidade no mercado consumidor", explicou Valente.

Santarém e Conceição do Araguaia: conscientização sobre gripe aviária
Em Santarém, no oeste do estado, as equipes da Adepará realizaram ações de educação sanitária em pontos de grande fluxo de pessoas, como a orla da cidade e praias turísticas, a exemplo de Alter do Chão. Já em Conceição do Araguaia, as atividades ocorreram na Praia das Gaivotas, que recebe muitos turistas nessa época do ano em que o rio Araguaia seca e surgem as praias. No local, a equipe da Agência de Defesa realizou a distribuição de panfletos educativos e de brindes aos banhistas.