Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE DE VIDA
English Version

Parque do Utinga é opção de lazer durante a semana para quem busca tranquilidade

O espaço, que oferece diversas opções de conexão com a natureza, abre ao público das 6h às 17h, exceto às terças-feiras, quando fecha para manutenção

Por Giovanna Abreu (SECOM)
22/07/2025 09h50

Para quem deseja fugir de aglomerações nos finais de semana, o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna é uma das opções gratuitas entre equipamentos públicos estaduais em Belém. A tranquilidade e a conexão com a natureza oferecidos no espaço, seja durante um passeio ou atividade física, são destacadas pelos frequentadores.

O produtor de eventos Everton Figueiredo, que corre no Parque, afirma que esse momento ajuda a recarregar as energias. “Manter o corpo e a saúde física em forma são os nossos principais focos, mas vir aqui antes de começar a trabalhar também renova as nossas forças, vendo os macaquinhos brincando, respirando um ar mais limpo, com a paisagem maravilhosa. Essa tranquilidade é possível, especialmente nos dias de semana, com o Utinga com menos gente. Adoramos”, ressalta.

Nesta segunda-feira (21), a funcionária pública Berenice Oliveira, moradora do município de Breves, no Marajó, fez sua primeira visita ao Utinga. “Estou passeando em Belém e sempre procuro passeios de bicicleta, que consiga contemplar a natureza, ter silêncio e paz. Por isso, escolhi um dia de semana para vir no Parque, e estou adorando. É muito legal que uma cidade grande, como Belém, tenha um espaço como esse, bem acessível e próximo do centro”, diz ela.

Educação ambiental - O Parque do Utinga é uma Unidade de Conservação Estadual criada com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, estimular pesquisas científicas e incentivar o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, incluindo o turismo ecológico.

A professora Jaqueline Alcântara também aproveitou esta segunda-feira de férias para levar a filha Cecília, 2 anos, para conhecer o Utinga. Moradoras de Tucuruí, no sudeste paraense, as duas aprovaram a experiência. “Optei por vir em um dia útil porque queria aproveitar a tranquilidade do espaço. Quem tem criança pequena sabe a importância de organizar passeios ao ar livre, para ver animais, fortalecer esse contato com a natureza, pegar um vento. Foi maravilhosa essa escolha. Vir durante a semana fez a diferença para a nossa experiência”, conta Jaqueline.

Além de quatro quilômetros de pistas preparadas para caminhadas e passeios de bicicletas, patins e skates, o Parque possui opções para trilhas e espaços turísticos. A área do estacionamento conta com 400 lugares para veículos e um centro de recepção aos visitantes, com auditório para 38 lugares, lanchonete, bilheteria e café.

A estudante Julia Ramos, 15 anos, prefere passear no Parque às segundas-feiras, quando aproveita para pedalar, ler um livro e tomar água de coco. “Uma das melhores coisas que descobri nessas férias foi ir ao Utinga em horários que está mais vazio. Quando tem pouca gente, o clima muda completamente. A gente caminha com calma, sente melhor o lugar. Até a nossa respiração parece que entra no ritmo da natureza. É como se o tempo desacelerasse. A gente vive em meio a tanta correria e barulho que, parar ali por um tempinho e só observar as árvores, e sentir o cheiro da mata, já é uma forma de se reconectar tanto com a natureza, quanto com nós mesmos. Eu recomendo muito esse abraço verde no meio da cidade”, acrescenta.

Serviço: Durante a semana, o Parque do Utinga abre das 6h às 17h, exceto às terças-feiras, quando é fechado para manutenção. Com entrada gratuita, somente alguns serviços são pagos, como as trilhas guiadas, atividades esportivas (rapel e tirolesa) e a taxa do estacionamento.