Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS
English Version

Governo do Pará entrega canais da Vileta e Leal Martins e beneficia 300 mil pessoas em Belém

Intervenções integram a macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que beneficia 5 bairros, entre eles o do Marco

Por Governo do Pará (SECOM)
16/07/2025 22h23

O Governo do Pará entregou, nesta quarta-feira (16), os canais da Travessa Vileta e da Passagem José Leal Martins, no bairro do Marco, em Belém. As obras integram o projeto de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que alcança aproximadamente 300 mil moradores da capital, como parte do legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, em novembro deste ano.

“Estas duas obras ampliam a entrega do plano de macrodrenagem da nossa capital ligado ao setor do Tucunduba. É um projeto que dialoga com cinco bairros da cidade. Foram entregues 543 metros de macrodrenagem com esgotamento sanitário, abastecimento de água e correção do escoamento das águas com um novo canal, evitando alagamentos. Corrigimos um problema histórico e garantimos um ambiente mais digno, com pistas pavimentadas e melhor mobilidade urbana”, destacou Helder Barbalho.

O governador reforçou que a iniciativa demonstra o impacto positivo das obras preparatórias para a COP30 em diversas áreas da cidade. “É uma demonstração clara de que esta obra transforma, realiza sonhos e soluciona um problema crônico em um dos bairros mais populosos de nossa capital”, completou.

Obras realizadas e melhorias estruturais

Na Passagem José Leal Martins e na Travessa Vileta, foram realizadas diversas intervenções que beneficiam diretamente a comunidade local. O canal foi retificado em toda a sua extensão e as ruas no entorno receberam pavimentação asfáltica. O Governo do Estado implantou novas redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial. Também foram construídas pontes e passarelas, além da implantação de calçadas e aterramento de quintais.

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, ressaltou que as entregas ocorreram dentro do cronograma previsto.

“É mais uma obra concluída. Uma iniciativa que vai trazer dignidade para quem mora no bairro do Marco. Esta obra valoriza os imóveis e retira famílias de um problema que existia aqui, que eram os alagamentos”, frisou.

Moradora da Travessa Vileta há 35 anos, a dona de casa Lindalva Gonçalves, de 63 anos, relatou que teve de fazer diversas reformas em sua residência por causa dos alagamentos. “O piso eu refiz e suspendi por três vezes. Agora não será mais preciso”, celebrou. “Até o esgoto foi feito e o escoamento está sendo feito de maneira adequada”, acrescentou.

Lindalva Gonçalves 63 anos

Sandra Souza, de 56 anos, que vive desde a adolescência na Travessa Vileta, próximo à Passagem José Leal Martins, comemorou a conclusão das obras ao lado da tia, Célia Virgínia, de 83 anos.

“A obra resolveu um problema que enfrentávamos aqui que era o abastecimento de água e o esgoto. A gente olha pela janela e vê a rua asfaltada e um canal limpo. Que bom podermos ver que a minha tia, com a idade que tem, pode caminhar numa rua pavimentada”, afirmou.

Sandra Douza e sua familia celebram o novo momento

Parcerias e investimentos

O prefeito de Belém, Igor Normando, lembrou que percorreu diversas vezes as ruas do bairro do Marco e conhece a importância da macrodrenagem para essa área da cidade. “É uma alegria ver a obra concluída e entregue para a população. Isto é fruto de um trabalho sério, dedicado”, pontuou.

As obras nos canais da Vileta e Leal Martins fazem parte de um conjunto de ações que inclui também a macrodrenagem de outros dois canais no bairro do Marco: União, atualmente em andamento, e Timbó, entregue pelo Estado em janeiro deste ano. Os investimentos são do Governo do Pará, em parceria com o Governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“A importância desses projetos é que eles são feitos para quem mora em Belém, para beneficiar a população de Belém. Estamos felizes por poder contribuir para uma cidade melhor e que vai sediar a COP30”, disse José Carlos Lima, assessor da presidência do BNDES.

Outras entregas em 2025

Além dos canais da Vileta e da Leal Martins, entregues nesta quarta-feira (16), o Governo do Pará entregou, em maio, o canal da Cipriano Santos, beneficiando moradores dos bairros de Canudos e da Terra Firme.

Em janeiro deste ano, o Estado entregou o canal da Timbó, no bairro do Marco. Com mais de mil metros de extensão, o canal passou por reconstrução, incluindo a pavimentação asfáltica das ruas às margens, instalação das redes de abastecimento de água, esgoto e drenagem pluvial. Também foram construídas passarelas, ponte, ciclofaixa, aterramento de quintais e realizada urbanização viária.

Ainda em janeiro, foi entregue o canal da Gentil, no trecho entre a Rua da Olaria e a Travessa Teófilo Conduru, no bairro de Canudos, como parte do legado da COP30. As obras, realizadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), incluíram a recuperação das paredes do canal, novas redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, pavimentação asfáltica das vias laterais, uma ponte, duas passarelas e urbanização viária.