Curso de Formação de novos bombeiros militares amplia atuação da Corporação no Pará
Com as turmas em andamento, o Estado alcança 10 mil novos servidores na segurança pública no Pará
O Curso de Formação de Praças prepara, atualmente, mais de 400 novos militares concursados para o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). A iniciativa integra disciplinas referentes à rotina militar, legislação básica institucional, além de matérias profissionais, a exemplo da defesa civil, salvamentos aquáticos, em altura e terrestre.
A formação é completa inclui ainda o combate a incêndio urbano e florestal; operação com produtos perigosos, entre as mais diversas áreas em que o militar atua. A preparação é desenvolvida pelo Departamento de Cultura, Ensino e Pesquisa da Corporação, focada em fortalecer o trabalho dos agentes no Pará.
“Existem diversas atividades práticas e teóricas dentro dessas disciplinas. Com quatro meses de curso, o aluno começa a tirar serviços supervisionados como acompanhante de guarnição, de comunicação, de sentinela, para que ele possa começar a entender as rotinas que eles terão durante a vida militar que escolheram seguir. Sabemos que esse é só o início e que a preparação do militar precisa ser constante, sempre acompanhando as tecnologias e a modernização de equipamentos e processos”, ressalta o tenente-coronel Thiago Carvalho, comandante do Centro de Formação Aperfeiçoamento e Especialização (CFAE) do Corpo de Bombeiros.
Ao finalizarem o curso, os militares estarão aptos para servirem à corporação. Eles serão distribuídos nos quartéis e unidades operacionais. O aluno Pedro Leal participa do Curso de Formação de Praças do Corpo de Bombeiros, e diz que as instruções têm sido produtivas.
"Estou aprendendo várias coisas que me farão um bom profissional, com responsabilidade e disciplina. Estou, realmente, gostando muito do curso, da convivência com os meus companheiros de pelotão e da rotina. Muito ansioso para atuar como bombeiro militar e cumprir meu papel na sociedade”, assegura o aluno Pedro Leal.
Atualmente, mais de 1.100 novos agentes das forças de segurança do Estado, entre bombeiros e policiais militares, participam de cursos de formação. Com estas turmas, o Estado alcança 10 mil novos servidores da segurança pública no Pará. O investimento é estratégico e possui reflexos diretos no bem-estar da população paraense e na valorização dos militares.
“Um Estado com dimensões e características como é o Pará, demanda um serviço de segurança contra incêndio e emergência constante e crescente. Incorporar um novo contingente significativo de novos profissionais qualificados e treinados é crucial para que possamos realmente dar o retorno que a sociedade merece. Então, esses concursados garantem um upgrade às atividades da corporação”, finaliza o tenente-coronel Thiago Carvalho.