Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Dia do Estágio reforça capacitação para o mercado de trabalho

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/08/2015 18h16

A Escola Técnica Estadual Magalhães Barata (Etemb), vinculada à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e em funcionamento no bairro da Marambaia, promoveu nesta quarta-feira (26) o Dia do Estágio, com tema “O dia de criar atitudes”. O evento serve para que os estudantes recebam orientações sobre o estágio curricular, disciplina obrigatória para a conclusão dos cursos técnicos ofertados pelas escolas tecnológicas da Seduc.

“O estágio tem uma importância estratégica na formação do estudante dos cursos técnicos para ingresso no mercado de trabalho; temos muitos casos de estudantes que estagiaram em uma empresa e foram contratados pelo estabelecimento para atuar profissionalmente. Hoje, a oferta de estágios atinge 80% da demanda dos alunos da rede, e há sinalização de novas vagas de estágio para breve”, destaca o professor Eduardo da Cruz Costa, coordenador de Integração (estágios) da Etemb.

A Escola Técnica Magalhães Barata, administrada pela diretora Francisca Missilene Magalhães, obteve a melhor nota entre as escolas estaduais do Pará no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014): 544,6. Eduardo da Cruz conta que a Seduc, por meio da Coordenadoria de Educação Profissional (COEP) e Secretaria Adjunta de Ensino (SAEN), faz um trabalho de sensibilização junto aos gestores de empresas e instituições. “O resultado desse trabalho e da mobilização dos estudantes, tem sido incentivador para estudantes, professores, empresas e instituições, porque os gestores de empresas se interessam pela possibilidade de contribuir com a formação dos jovens”, afirma o professor. O funcionamento dos estágios escolares é regido pela Lei 11.788, que conferiu cunho pedagógico a esta atividade.

A Seduc conta com 3 mil estudantes de cursos técnicos em campo de estágio, segundo a titular da COEP, Mari Elisa Almeida. A rede de escolas tecnológicas da Seduc, em Belém e interior do Estado, abrange 19 estabelecimentos atendendo a um conjunto de 23 mil alunos em 118 cursos técnicos.  

Emprego - Aos 29 anos e morando no bairro do Mangueirão, Michel Andrade dos Santos formou-se em Eletrônica na Etemb em 2013. “Eu estagiei no SBT Pará e, depois, na empresa de manutenção de equipamentos hospitalares e laboratoriais CTS, onde eu trabalho profissionalmente há um ano”, relata Michel. Para ele, “valeu a pena estudar na Etemb, porque, por exemplo, no estágio a gente coloca em prática o que aprendeu na sala de aula”.

Em 2013, Bruno Cardoso, 21 anos, terminou o curso de Técnico em Informática na Etemb. “Eu estagiei na mesma empresa em que estou trabalhando há três anos”, relata. Bruno tem bem claro o que significa um estágio: “Já é um emprego. O estagiário tem que ter uma visão não de que é um mero técnico, mas, sim, um gestor”.

O Dia do Estágio na Etemb abrange explanações sobre procedimentos do estágio, relato de experiência (Michel Andrade e Bruno Cardoso) e informações e orientações sobre estágios com instituições e empresas parceiras: UFPA, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Eletronorte e Instituto Evaldo Lodi (IEL).