Policlínica Carajás supera 22 mil atendimentos em três meses, entre consultas e exames
Unidade se confirma como referência em saúde no sudeste paraense. Entre abril e junho, foram feitas 5.452 consultas em 26 especialidades e 17 mil exames.

A Policlínica Carajás Miguel Chamon, em Marabá, no sudeste paraense, ultrapassou a marca de 22 mil atendimentos nos três primeiros meses de funcionamento e já se consolidou como referência em saúde no sudeste paraense. Entre abril e junho, a unidade realizou 5.452 consultas em 26 especialidades médicas e 17.484 exames laboratoriais e de imagem.
As especialidades médicas mais demandadas foram ortopedia (13,46%), cardiologia (13,34%), oftalmologia (11,17%) e ginecologia (10,05%). Nos exames, os laboratoriais corresponderam à maior parte, com 72,4% do total. Destacaram-se também os exames de imagem de ultrassonografia (7,78%), tomografia (7,56%) e radiografia (6,08%).
A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz, destacou a importância da Policlínica. "Esse resultado reafirma o compromisso do governo em ampliar o acesso da população a serviços de saúde de qualidade. É um avanço para o fortalecimento da rede pública no sudeste do Pará, garantindo atendimento integral e humanizado a milhares de pessoas", afirmou a titular da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública).

Entregue em 5 de abril, deste ano, a Policlínica Carajás faz parte da estratégia do Governo do Pará para regionalizar a saúde, oferecendo tecnologia aliada ao atendimento humanizado e equipes especializadas. A unidade garante diagnósticos precisos e tratamentos eficazes, proporcionando conforto e qualidade no atendimento aos usuários.
Aprovação
A satisfação dos pacientes confirma o impacto positivo da Policlínica. Moradora de Bom Jesus do Tocantins, na região de Carajás, Edilane Machado elogiou a organização do atendimento, após levar a filha, Emili Caroline, para consulta na instituição.
"Minha filha foi encaminhada para atendimento com otorrinolaringologista e, depois, fizemos exames na Policlínica. Foi tudo rápido e organizado. Poder fazer tudo no mesmo lugar facilitou muito para nós", disse Edilane. A filha Emili acrescentou. "Aqui é bonito, todos foram legais e não tive medo dos exames", disse ela sorrindo.

Outra paciente que também aprovou os serviços da unidade foi Franciele Silva, de Piçarra, na região de Carajás. Ela foi encaminhada para exame de ultrassonografia. "Fui bem recebida desde a entrada até a recepção principal. O atendimento foi rápido e todas as pessoas me trataram com respeito e carinho, me senti acolhida", destacou a usuária.
Especialidades médicas
Gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a Policlínica também conta com especialidades médicas, para o público adulto e infantil, em alergologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, nefrologia e otorrinolaringologia.
A unidade também oferece atendimento em anestesiologia, dermatologia, hepatologia, infectologia, mastologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia, urologia e neurologia clínica, garantindo um atendimento integral e especializado à população.
Para Joabe Lopes, diretor executivo da unidade, os números refletem o compromisso da equipe com um serviço resolutivo e acolhedor. "Estamos cumprindo nosso papel ao levar saúde de qualidade para mais perto das pessoas, com dignidade e cuidado", afirmou.

A Policlínica também oferece exames de colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma, fibronasolaringoscopia, densitometria óssea, teste ergométrico, ressonância magnética, ultrassonografia com doppler, entre outros.
O diretor executivo reforçou que os resultados dos primeiros meses apontam para um crescimento contínuo. "Estamos apenas começando. Nosso compromisso é ampliar os serviços e fortalecer o cuidado integral à população com eficiência", concluiu Joabe.
Regulação estadual para atendimentos
Os atendimentos da Policlínica são regulados pela Central Estadual de Regulação, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Para ter acesso aos serviços, o cidadão deve procurar uma Unidade Básica de Saúde em seu município. Após avaliação, o profissional de saúde fornecerá o encaminhamento necessário. Em seguida, o paciente deve apresentar o documento de encaminhamento e seus dados pessoais à Secretaria Municipal de Saúde, que fará o cadastro e o agendamento no Sistema Estadual de Regulação.
Texto de Edersom Oliveira