Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Segup promove conscientização contra importunação sexual em Bragança e Salinas

Veranistas, proprietários e funcionários de estabelecimentos comerciais são orientados sobre medidas de prevenção e sobre os canais de denúncia

Por Roberta Meireles (SEGUP)
12/07/2025 17h48

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), intensifica as ações de conscientização e prevenção contra o crime de importunação sexual nas praias e balneários dos municípios de Salinópolis e Bragança, no nordeste paraense, no âmbito da Operação Verão 2025.  

As ações policiais têm a parceria dos órgãos do sistema estadual de Segurança e da Secretaria Estadual da Mulher (Semu). Neste segundo final de semana final de julho, o trabalho envolve  a divulgação do protocolo “Não se Cale”, que visa o combate à importunação sexual, a prevenção ao assédio e o enfrentamento da violência contra meninas e mulheres no Pará, na extensão da faixa de areia das praias, orlas e em estabelecimentos comerciais.

O titular da Segup, Ualame Machado, reforça a importância da prevenção e da conscientização. “Nós já realizamos junto aos órgãos do sistema de segurança e outros órgãos estaduais como a Semu ações de prevenção contínuas durante o ano, mas em específico, nesse período do ano, em que as praias e balneários recebem um grande número de veranistas, nós reforçamos as ações, capacitando primeiramente a rede hoteleira, donos de estabelecimentos comerciais, que são os que lidam diretamente com o público e podem ser grandes parceiros da segurança pública, caso percebam algum indício de violência contra a mulher".

"Durante o mês de julho, seguimos com ações nesses locais, para conscientizar e encorajar as mulheres, para que se caso ocorra algum tipo de violência, no primeiro indicio elas possam ter a garantia do acolhimento e realizem a denúncia”, afirmou o secretário de segurança e defesa social. 

Na praia do Atalaia, em Salinópolis, a equipe da DPS integrada a agentes de segurança da Segup e equipes da Semu, levaram informação sobre o crime de importunação sexual e outros crimes contra as mulheres, para os veranistas, bem como aos funcionários de estabelecimentos comerciais. O trabalho também é feito na Orla da Praia de Ajuruteua, em Bragança, reforçando a conscientização junto aos profissionais que atuam nos quiosques e também aos veranistas que aproveitam a praia. 

Capacitação para comerciantes e rede hoteleira 

Desde a segunda quinzena do mês de junho, proprietários e funcionários de bares de restaurantes e hotéis de Barcarena e do distrito de Mosqueiro, em Belém, num total de 250 pessoas, receberam capacitação para identificar situações de risco e colaborar na prevenção e denúncia de crimes, especialmente em locais com grande fluxo. As ações foram promovidas pelas equipes da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), vinculada à Segup.

A iniciativa integrou o projeto “Prevenção do Verão” que antecede a Operação Verão 2025, iniciada em 28 de junho. Para Emanuel Souza, morador e comerciante de Ajuruteua, em Bragança, as ações são fundamentais.

"Em junho nós recebemos um curso informando sobre os crimes, canais de denúncia e agora estamos vendo as ações ocorrendo já. Para vocês terem numa ideia, a gente está com dois anos que não tem um delito aqui nesta praia, então isso só reforça que as ações preventivas, que para mim o fundamental é a prevenção, evitam muitos tipos de crime, inclusive contra as mulheres, já as pessoas já ficam mais alerta. Então os próprios comerciantes que participaram da qualificação, já sabem identificar quando a pessoa está com alguma atitude diferente, a gente já comunica a polícia e assim evita coisas piores. Muito obrigado”, disse o empresário em Ajuruteua.