Calouros de Medicina da Uepa e motociclistas reforçam campanha da Fundação Hemopa
Ação especial teve o objetivo de reforçar os estoques da hemorrede estadual durante o mês de julho
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou, nesta sexta-feira (11), uma campanha especial de doação de sangue em parceria com os calouros do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e com os integrantes da equipe de motociclistas Guardiões Motocas. A ação aconteceu na sede da Fundação, no bairro Batista Campos, em Belém, com o objetivo de reforçar os estoques da hemorrede estadual durante o mês de julho.
A gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, Juciara Farias, destacou a importância das parcerias neste período: “Hoje estamos com a caravana dos acadêmicos de Medicina da Uepa e com os calouros que vão iniciar as aulas agora no segundo semestre, cumprindo o trote solidário. Também contamos com os Guardiões Motocas, que vieram contribuir com essa ação de responsabilidade social. Essas parcerias fazem a diferença no trabalho permanente do Hemopa em prol dos pacientes que dependem de transfusão”, explicou.
Coordenadora da caravana de calouros, a estudante Wanessa Araújo explicou a motivação da turma. “A gente reuniu voluntários com o intuito de unir, integrar e ajudar. Sabemos que, nesse período de julho, a quantidade de bolsas diminui. Então, reunimos os calouros da turma 2025.2 da Uepa para contribuir com o Hemopa por meio da doação”, relatou.
Para o calouro Lucas Duarte, o gesto tem um significado especial para quem está começando a formação médica. “Como futuros médicos, lidaremos com a vida das pessoas. Doar sangue é uma forma de mostrar nosso compromisso com a sociedade desde o início da jornada. Sem sangue, não há cirurgia, não há cuidado. Estamos aqui para dar o exemplo”, afirmou.
Representando a equipe Guardiões Motocas, o motociclista Breno Medeiros ressaltou que o grupo tem buscado se engajar cada vez mais em ações sociais. “Nossa equipe tem três anos e, além da doação de sangue, já realizamos distribuição de brinquedos no Natal e cestas básicas para comunidades. Queremos mostrar que também somos cidadãos e podemos contribuir com a sociedade”, declarou.
Outro membro da equipe, o doador Benilton Xavier, que atua como motorista de aplicativo, compartilhou sua motivação. “Trabalhamos na pista todo dia e vemos muitos acidentes. Já presenciei situações em que pessoas próximas precisaram de sangue. Por isso estou aqui, porque hoje é pelos outros, amanhã pode ser por mim. É importante pensar no próximo”, afirmou.
Serviço: A Fundação Hemopa reforça que doar sangue é um ato fundamental para salvar vidas e que qualquer pessoa saudável pode se tornar doadora. Para ser um doador de sangue, é importante atender a alguns critérios básicos:
- Idade: entre 16 e 69 anos. Menores de 18 devem apresentar autorização dos responsáveis.
- Peso: mínimo de 50 kg.
- Alimentação: é necessário estar bem alimentado. Evite alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação.
- Descanso: ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.
Além desses requisitos, durante a triagem são avaliadas as condições de saúde e o histórico do voluntário, a fim de garantir a segurança tanto do doador quanto de quem vai receber o sangue.
Texto por Felipe Borges (estagiário) – Ascom/Hemopa