Fundação Carlos Gomes realiza atividades acadêmicas em municípios do Estado
224 estudantes de música participaram de atividades de conclusão do primeiro semestre letivo dos polos do projeto de interiorização

No mês de julho, os alunos do Projeto de Interiorização da Fundação Carlos Gomes realizaram apresentações especiais nos municípios de Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari e Marabá, marcando o encerramento das atividades de ensino no primeiro semestre do ano. Além da conclusão do semestre nos polos dos municípios participantes, também foi realizado um workshop de prática de banda na cidade de Acará.
Aulas – O projeto de interiorização realizado pela Fundação Carlos Gomes é voltado para o ensino musical de crianças, jovens e músicos profissionais de bandas dos municípios do interior do Estado. Neste mês de julho, as atividades pedagógicas dos polos do Marajó – Ponta de Pedras e Santa Cruz do Arari - e do polo de Marabá encerraram com recitais, finalizando assim as atividades de música do primeiro semestre. De acordo com a professora Mikaely Lima, “neste semestre, os alunos aprenderam as primeiras notas na flauta doce, com introdução de assuntos teóricos básicos da música como a pré-visibilidade da leitura de partitura”.
“Na segunda parte do ano nos daremos continuidade aos estudos técnicos de música, aprofundando o ensino prático e teórico, e também abriremos novas turmas de alunos, com data a ser definida”, adianta Mikaely, professora da primeira turma de flauta doce do polo de Marabá.
A conclusão do primeiro semestre letivo tem grande importância para os alunos e professores, pois é quando as turmas podem apresentar o trabalho que vem desenvolvendo nas aulas de musicalização como conhecimento das notas musicais, leitura de partitura, canto coral, entre outros aprendizados voltados à educação musical.

Alexandra Martins, diretora de interiorização da FCG, explica que, “o encerramento das aulas nos polos é esperado por todos, pois podemos ver a materialização da educação musical que a nossa instituição proporciona para as crianças atendidas nos municípios em que trabalhamos”.
“A partir das aulas gratuitas de musicalização (canto coral, flauta doce e violão), são ensinados conhecimentos específicos de alfabetização musical, necessários para que os alunos sigam, futuramente, na música”, salienta Alexandra.
Atualmente, a FCG oferece aulas regulares de musicalização nos municípios de Marabá e Castanhal, e no arquipélago do Marajó, que se dividem na realização de oficinas e capacitações nas regiões de integração do Pará. No mês de julho, 35 alunos de Ponta de Pedras, 25 alunos de Santa Cruz do Arari e 16 da turma de Marabá realizaram o recital de conclusão do semestre. Além destes, 88 alunos das turmas do polo de Castanhal também finalizaram, em maio, os estudos de música da primeira parte do ano.

Interação – Além das sedes dos polos, a Fundação Carlos Gomes também promoveu, no início do mês de julho, o workshop de prática de bandas ministrado pelo professor de trombone Denison Pastana, que integra o quadro de docentes do Instituto Estadual Carlos Gomes. “Durante o evento, ensinei aos alunos sobre pontos essenciais dos grupos sinfônicos como: estrutura e montagem de bandas de música, dinâmicas de ensaio (individual e por naipe), além de conhecimentos sobre repertório e rotina de estudos”, comenta o professor Denison.
“Tivemos 60 participantes dos municípios de Acará e outras localidades, o evento foi um sucesso e contou com a parceria do Instituto Caminhos do Alvorecer e da prefeitura de Acará”, informa o professor Denison. O projeto de interiorização da Fundação Carlos Gomes realiza diferentes ações voltadas à música como oficinas com regentes e músicos de bandas, aulas regulares de musicalização nas usinas da paz, apresentações e masterclasses com professores do Instituto Estadual Carlos Gomes.