Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA
English Version

Hospital Regional do Sudeste ultrapassa 260 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025

No mesmo período., a unidade da rede pública estadual registrou crescimento de 57% nos serviços ofertados e 96% de satisfação entre os usuários

Por Ascom (Governo do Pará)
09/07/2025 17h56

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, no sudeste paraense, alcançou novo marco de produtividade nos primeiros seis meses de 2025. De janeiro a junho, a unidade realizou mais de 268 mil atendimentos, o que representa um crescimento de 57% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados cerca de 170 mil procedimentos.

Unidade garante atendimento gratuito para pacientes de todas as idades

Entre os serviços prestados no período destacam-se a realização de 232.606 exames laboratoriais e de imagem; 20.830 atendimentos ambulatoriais em diversas especialidades; 2.650 internações hospitalares e 2.367 cirurgias. Também foram realizadas 8.013 sessões de hemodiálise, 1.032 sessões de quimioterapia e 864 procedimentos em hemodinâmica, evidenciando a complexidade e a abrangência dos cuidados oferecidos pela unidade.

A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz, atribuiu o avanço expressivo em Marabá aos investimentos contínuos do Governo do Pará na ampliação da rede pública. “Estamos fortalecendo a saúde com mais estrutura, profissionais qualificados e ampliação dos serviços. O crescimento do Regional de Marabá mostra que estamos no caminho certo, levando atendimento de qualidade a quem mais precisa”, afirmou a titular da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública).

Referência em média e alta complexidade na Região de Integração Carajás, o Hospital Regional em Marabá vem expandindo sua capacidade de atendimento com a oferta de novas especialidades, implantação de serviços estratégicos (como o Setor de Oncologia) e o aumento das metas assistenciais.

Satisfação - O Hospital Regional do Sudeste também registrou um alto índice de aprovação dos usuários no primeiro semestre deste ano - 96% de satisfação entre os pacientes atendidos, segundo levantamento feito pela Ouvidoria/Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

A pesquisa é realizada mensalmente, por meio da aplicação de 1.800 questionários, que avaliam aspectos como receptividade, acolhimento, qualidade técnica, infraestrutura e humanização. A coleta dos dados ocorre tanto presencialmente quanto por meio digital, com o uso de QR Code, ampliando a participação dos pacientes.

Maria das Dores Almeida, 57 anos, moradora de Itupiranga, município da Região de Integração Lago de Tucuruí, foi atendida no ambulatório de cardiologia, e ressaltou a boa acolhida, “desde a recepção até a consulta. Tudo muito limpo, organizado e com profissionais atenciosos. Só tenho gratidão”.

O aposentado José Ferreira da Silva, 68 anos, morador de Marabá, passou por cirurgia ortopedia na unidade. “Achei tudo excelente, desde os exames até o pós-operatório. Me senti seguro o tempo todo, e isso faz toda a diferença quando a gente está doente”, afirmou.

Serviços oferecidos - Sob gestão do Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Sespa, o Hospital Regional do Sudeste do Pará, oferece mais de 30 serviços nas áreas médica, laboratorial e multiprofissional, garantindo atendimento integral e especializado à população.

Entre as especialidades médicas, o Hospital se destaca em traumatologia - uma das áreas mais procuradas -, oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, anestesiologia, urologia, neurocirurgia, ortopedia, nefrologia, obstetrícia de alto risco, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, pediátrica, plástica reparadora e vascular.

Trabalho coletivo - Para o diretor executivo da unidade, Flávio Marconsini, os resultados refletem o compromisso com a excelência no cuidado. “Os números expressivos mostram a força do nosso trabalho coletivo e a confiança da população no serviço que prestamos”, ressaltou.

O gestor disse  ainda que o Hospital conta com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para adultos, crianças e recém-nascidos, além de assistência 24 horas em casos de urgência e emergência. A unidade também dispõe de serviços em radiologia, infectologia, clínicas médica, cirúrgica e especialidades, e equipes de nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, hemodinâmica, oncologia e hemodiálise.

Serviço: O atendimento no Hospital Regional em Marabá é totalmente realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo acesso integral e gratuito à população. A estrutura do Hospital inclui 135 leitos, sendo 97 destinados à internação clínica e 38 às Unidades de Terapia Intensiva.