Hospital Regional do Sudeste ultrapassa 260 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025
No mesmo período., a unidade da rede pública estadual registrou crescimento de 57% nos serviços ofertados e 96% de satisfação entre os usuários
O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, no sudeste paraense, alcançou novo marco de produtividade nos primeiros seis meses de 2025. De janeiro a junho, a unidade realizou mais de 268 mil atendimentos, o que representa um crescimento de 57% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados cerca de 170 mil procedimentos.

Entre os serviços prestados no período destacam-se a realização de 232.606 exames laboratoriais e de imagem; 20.830 atendimentos ambulatoriais em diversas especialidades; 2.650 internações hospitalares e 2.367 cirurgias. Também foram realizadas 8.013 sessões de hemodiálise, 1.032 sessões de quimioterapia e 864 procedimentos em hemodinâmica, evidenciando a complexidade e a abrangência dos cuidados oferecidos pela unidade.
A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz, atribuiu o avanço expressivo em Marabá aos investimentos contínuos do Governo do Pará na ampliação da rede pública. “Estamos fortalecendo a saúde com mais estrutura, profissionais qualificados e ampliação dos serviços. O crescimento do Regional de Marabá mostra que estamos no caminho certo, levando atendimento de qualidade a quem mais precisa”, afirmou a titular da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública).
Referência em média e alta complexidade na Região de Integração Carajás, o Hospital Regional em Marabá vem expandindo sua capacidade de atendimento com a oferta de novas especialidades, implantação de serviços estratégicos (como o Setor de Oncologia) e o aumento das metas assistenciais.

Satisfação - O Hospital Regional do Sudeste também registrou um alto índice de aprovação dos usuários no primeiro semestre deste ano - 96% de satisfação entre os pacientes atendidos, segundo levantamento feito pela Ouvidoria/Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).
A pesquisa é realizada mensalmente, por meio da aplicação de 1.800 questionários, que avaliam aspectos como receptividade, acolhimento, qualidade técnica, infraestrutura e humanização. A coleta dos dados ocorre tanto presencialmente quanto por meio digital, com o uso de QR Code, ampliando a participação dos pacientes.

Maria das Dores Almeida, 57 anos, moradora de Itupiranga, município da Região de Integração Lago de Tucuruí, foi atendida no ambulatório de cardiologia, e ressaltou a boa acolhida, “desde a recepção até a consulta. Tudo muito limpo, organizado e com profissionais atenciosos. Só tenho gratidão”.
O aposentado José Ferreira da Silva, 68 anos, morador de Marabá, passou por cirurgia ortopedia na unidade. “Achei tudo excelente, desde os exames até o pós-operatório. Me senti seguro o tempo todo, e isso faz toda a diferença quando a gente está doente”, afirmou.
Serviços oferecidos - Sob gestão do Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Sespa, o Hospital Regional do Sudeste do Pará, oferece mais de 30 serviços nas áreas médica, laboratorial e multiprofissional, garantindo atendimento integral e especializado à população.
Entre as especialidades médicas, o Hospital se destaca em traumatologia - uma das áreas mais procuradas -, oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, anestesiologia, urologia, neurocirurgia, ortopedia, nefrologia, obstetrícia de alto risco, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, pediátrica, plástica reparadora e vascular.

Trabalho coletivo - Para o diretor executivo da unidade, Flávio Marconsini, os resultados refletem o compromisso com a excelência no cuidado. “Os números expressivos mostram a força do nosso trabalho coletivo e a confiança da população no serviço que prestamos”, ressaltou.
O gestor disse ainda que o Hospital conta com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para adultos, crianças e recém-nascidos, além de assistência 24 horas em casos de urgência e emergência. A unidade também dispõe de serviços em radiologia, infectologia, clínicas médica, cirúrgica e especialidades, e equipes de nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, hemodinâmica, oncologia e hemodiálise.
Serviço: O atendimento no Hospital Regional em Marabá é totalmente realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo acesso integral e gratuito à população. A estrutura do Hospital inclui 135 leitos, sendo 97 destinados à internação clínica e 38 às Unidades de Terapia Intensiva.