Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA
English Version

Parceria do Hospital Abelardo Santos e Fundação Hemopa pode beneficiar até 800 pessoas 

A expectativa é receber até 200 bolsas de sangue, para reforçar o estoque que atende às unidades de saúde das redes pública e particular do Pará

Por Ascom (Governo do Pará)
08/07/2025 16h38

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) iniciaram, na manhã desta terça-feira (8), campanha voluntária de doação de sangue, a primeira ação de educação em saúde de 2025. A segunda campanha ocorrerá em outubro. A ação é realizada no Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRAS, e prossegue até quarta-feira (9), das 9h às 16h.

Em dois dias, a iniciativa espera receber até 200 bolsas de sangue, que podem beneficiar 800 pacientes cadastrados nas redes de saúde pública e particular do Pará. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas que esperam por transfusão.

As campanhas incentivam a doação voluntária

A Fundação Hemopa, por intermédio de campanhas externas com a temática " Doe sangue e espalhe amor", conta com a parceria de instituições públicas e particulares, com a finalidade de contribuir para a manutenção do estoque de sangue da hemorrede estadual.
Para Vanessa Pimentel, assistente social do Hemopa, a parceria faz parte de um calendário anual de campanhas, no qual está inserido o HRAS com o Projeto “Captação Hospitalar”, que fomenta a cultura da doação entre profissionais e acompanhantes de pacientes internados.

Adesão - “Em todas as campanhas no 'Abelardo Santos' a adesão é muito boa, um engajamento grande, tanto da Agência Transfusional, quanto dos próprios profissionais que participam ativamente das campanhas. Teremos a meta de coleta de 100 bolsas a cada dia de campanha. É um trabalho de educação, de incentivo à doação de sangue, como gesto altruísta, que ajuda na preservação da vida dos nossos pacientes da rede hospitalar”, informou a assistente social.

A diretora-geral, Ednise Amaral, agradece aos voluntários e “pelo empenho dos organizadores desta mobilização de solidariedade e responsabilidade social. Sabemos da importância deste ato, que é nobre, principalmente de uma unidade de saúde que possui uma Agência Transfusional, e diariamente precisa de bolsas de sangue para pacientes internados”. 
Contribuindo para os estoques de sangue do Hemopa há mais de 10 anos, a enfermeira do HRAS, Débora Alencar, foi uma das primeiras doadoras no primeiro dia de doação.

“A doação de sangue é importante porque ajuda as pessoas e, futuramente, eu também posso precisar. Meu sangue é O negativo. Sou doadora universal. Isso se torna mais importante para o estoque. O que me incentivou a doar é ajudar o próximo, porque sabe-se que muitas pessoas precisam para cirurgias eletivas ou até mesmo em urgência e, às vezes, o estoque está baixo. Por isso, é importante essa campanha no nosso Hospital para incentivar”, disse a profissional.

Suporte – A rede de saúde do Governo do Pará tem uma grande demanda de transfusões, por isso precisa de doações constantes. Para fortalecer os serviços de hemoterapia, a Agência Transfusional instalada no "Abelardo Santos" realiza, em média, 300 transfusões por mês, em pacientes internados nas unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, Pediátrica e Adulto; pacientes internados que fazem hemodiálise e em procedimentos cirúrgicos, quando há necessidade.

“A campanha foca em alcançar pessoas que não têm condições de ir ao Hemopa ou a um posto de coleta. A mobilização com incentivo possibilita aproximar as pessoas da doação. Desta maneira, precisa-se deixar o estoque de hemocomponentes cheio para atender aos diversos tipos de pacientes que estão internados na rede hospitalar”, informou o enfermeiro da Agência Transfusional do HRAS, Edilson Cardoso.

Em parceria com o Núcleo Interno de Regulação (NIR), o Indicador da taxa de Captação de Doadores obteve um salto de 30% para 77%, segundo levantamento realizado pela Agência Transfusional no primeiro semestre de 2025, após campanhas de educação em saúde interna desenvolvidas para acompanhantes e profissionais da unidade.

“Mensalmente, realizamos visitas nas alas de internação, nas recepções, justamente para conscientizar tanto os profissionais, quanto os acompanhantes. O planejamento está dando certo. Nas visitas de incentivo à doação entregamos material informativo, conversamos sobre a doação e tiramos as dúvidas”, disse o enfermeiro.

Para doar sangue é necessário:

- Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG, carteira nacional de habilitação - CNH, carteira de trabalho ou passaporte). Alguns documentos digitais oficiais também são aceitos;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar autorização assinada pelos responsáveis legais);
- Ter mais de 50 quilos;
- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
- Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12h horas antes da doação;
- Manter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Serviço: Quem desejar doar sangue para pacientes do Hospital Abelardo Santos deve comparecer a qualquer unidade de coleta da Fundação Hemopa e informar o código 2105, para quem doar em Belém. O voluntário que doar em municípios do interior do Estado, o código de referência é 151.

Texto: Pallmer Barros - Ascom/HRAS