Fasepa participa da 4ª edição do “Caminhos Literários no Socioeducativo” com produções audiovisuais que valorizam a cultura paraense
Iniciativa faz parte do programa Fazendo Justiça, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD)
Até o dia 9 de julho acontece a 4ª edição do projeto “Caminhos Literários no Socioeducativo: Pelo Direito à Cultura”, uma iniciativa do programa Fazendo Justiça, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD). A ação reforça o compromisso com a promoção dos direitos humanos, o fortalecimento das bases democráticas e o aprimoramento do sistema socioeducativo no Brasil.
Este ano, com a temática “Adolescências em Cena”, o evento propõe o uso do audiovisual como instrumento de expressão para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A edição deste ano também celebra os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promovendo reflexões sobre o acesso democrático à produção cultural e audiovisual nesse contexto.
O Pará foi um dos destaques desta edição, com três unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) selecionadas para representar a socioeducação paraense nacionalmente: o Centro Socioeducativo Feminino (Cesef), Centro de Internação de Adolescentes Masculinos (Ciam) e a Unidade de Atendimento Socioeducativo (Uase 2).
Durante dois meses, as unidades organizaram programações culturais que incluem passeios em pontos turísticos, sessões de cinema e oficinas criativas. A partir dessas vivências, os adolescentes produziram três projetos distintos, incluindo: um videoclipe, um podcast e uma animação. Todos os materiais audiovisuais foram reunidos posteriormente em um vídeo institucional exibido durante a abertura nacional do evento, na quinta-feira (3).
A Fasepa organizou na abertura do evento, a exibição coletiva do vídeo para os socioeducandos, destacando os trabalhos desenvolvidos, onde os jovens foram protagonistas.
O videoclipe, gravado em pontos turísticos da capital paraense e protagonizado por socioeducandas do Cesef, valoriza a cultura popular e ressalta o papel da arte e da literatura como instrumentos de transformação no contexto da socioeducação.
Já o podcast, com o tema “Direito à Cultura”, abordou a importância de ampliar o acesso dos adolescentes a experiências culturais, como cinema, literatura, e oficinas profissionalizantes voltadas à comunicação. O material promoveu uma discussão essencial sobre o impacto dessas atividades na formação pessoal e artística dos socioeducandos.
Na Uase 2, os adolescentes participaram da criação de uma animação autoral, demonstrando criatividade, protagonismo e domínio das ferramentas de produção audiovisual.
Para Alan Lima, coordenador da Diretoria de Atendimento Socioeducativo (DAS) da Fasepa, o projeto celebra as mentes criativas da socioeducação e fortalece o protagonismo dos socioeducandos.
“O tema escolhido pelo CNJ, o direito à cultura através do audiovisual trouxe para as Uases a necessidade de articular junto às diversas frentes do segmento cultural, fortalecendo o elo entre a Fundação Cultural do Pará, Curro Velho, Cine Líbero Luxardo. Assim como da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), através da visita ao Theatro da Paz e ao Museu de Imagem e Som (MIS), ao vivenciar a cidade e seus espaços culturais é o primeiro passo para democratizar o acesso à cultura”, disse.
“Nesta edição, os adolescentes puderam produzir materiais audiovisuais que pudessem colocar seu protagonismo juvenil em prática e, ao mesmo tempo, valorizar o trabalho que tem sido feito pelos nossos arte-educadores em nossas Uases”, finaliza Alan.
Ao todo, mais de 70 unidades socioeducativas de todo o país participam da 4ª edição do “Caminhos Literários”. O evento destaca a produção audiovisual como um meio potente de expressão e inclusão, além de incentivar práticas pedagógicas que dialogam com a arte, literatura e a cultura popular como caminhos possíveis para a transformação social e o desenvolvimento dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
Texto: Enzo Brito (estagiário) sob supervisão de Dani Valente - Ascom/Fasepa