Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE
English Version

Semas participa de Oficina de Cocriação da Pecuária Sustentável em Altamira

Evento reuniu instituições públicas e privadas para discutir estratégias de rastreabilidade e requalificação da produção bovina no Pará

Por Jamille Leão (SEMAS)
24/07/2025 21h23

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) participou da Oficina de Cocriação da Pecuária Sustentável na Transamazônica e Xingu, realizada nos dias 22 e 23 de julho, no município de Altamira. O encontro teve como objetivo promover o diálogo e construir estratégias para a implementação do Programa de Pecuária Sustentável do Estado do Pará.

O evento foi promovido pelo Ministério da Agricultura (Mapa) em parceria com a GIZ (Agência de Cooperação Internacional da Alemanha), reunindo representações da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), além de representantes da iniciativa privada, sindicatos rurais e organizações como a TNC e a empresa JBS.

Avanços na escuta e no planejamento integrado

“A escuta ativa promovida na oficina possibilitou encaminhamentos importantes para o processo de requalificação produtiva, que serão considerados na implementação do programa”, destacou Dominique Ferreira, gerente do Programa Pecuária Sustentável da Semas.

Para Tamires Vasconcelos Tavares Mendes, coordenadora do programa, o encontro reforça a articulação entre os diversos setores. “O evento proporcionou um espaço qualificado para troca de experiências, reflexões e articulações importantes em torno dos desafios e oportunidades sobre a pecuária sustentável na região. Demonstra a força da agenda ambiental no nosso estado e o fortalecimento de soluções integradas e replicáveis”, afirmou.

Requalificação comercial e rastreabilidade

Liderado pela Semas, o Programa Pecuária Sustentável do Pará foi lançado durante a COP 28, em Dubai, e é a maior iniciativa de rastreabilidade individual do Brasil. A proposta é promover uma nova pecuária no estado, conciliando desenvolvimento econômico e regularização ambiental.

A requalificação comercial, um dos pilares do programa, permite que produtores com áreas em processo de recuperação voltem ao mercado formal da carne, desde que se comprometam com a regularização ambiental até a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

“Essa medida foi desenvolvida como parte de um compromisso firmado com o Ministério Público Federal (MPF) e temos certeza de que, para atingirmos os nossos objetivos, não devemos deixar nenhum produtor para trás. A requalificação antecipa uma condição de mercado e torna o Pará um estado pioneiro nesse processo”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Raul Protazio Romão.

Para aderir ao processo de requalificação, os produtores devem possuir Cadastro Ambiental Rural (CAR) e comprovar o isolamento de áreas desmatadas após 22 de julho de 2008, permitindo o início da regeneração florestal. Todo o processo é 100% digital e permite o acompanhamento pelos próprios produtores.

Texto: Vinicius Silva/ Ascom Semas