Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLUÇÕES CRIATIVAS
English Version

Usinas da Paz se destacam em evento de educação ambiental e empreendedorismo social

O 'Regenera Festival' apresenta resultados das oficinas realizadas nas UsiPaz de Belém, com produtos confeccionados a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis

Por Matheus Rocha (SEAC)
09/11/2025 17h20
Luminárias produzidas em oficinas realizadas nas Usinas da Paz

Representantes das Usinas da Paz participaram, neste domingo (9), do primeiro dia da programação do Regenera Festival. O evento, realizado no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, em Belém, visa promover debates sobre soluções criativas e regenerativas para o enfrentamento à crise climática, a partir da inclusão social, economia circular, design, cultura e transformação socioambiental.

Representantes da Usina da Paz Cabanagem, em Belém

Durante a programação são expostos produtos confeccionados nas oficinas de reciclagem promovidas por meio do Projeto “Regenera Project”, desde o último mês de maio, nas Usinas da Paz dos bairros Cabanagem, Jurunas/Condor, Bengui e Terra Firme, na capital paraense. As atividades proporcionaram a cerca de 400 moradores das áreas atendidas pelo complexo de cidadania, mantidos pelo Governo do Pará, aprendizados sobre educação ambiental e técnicas de produção de itens a partir do uso de matéria-prima reciclada.

Taissa Buescu, idealizadora e curadora do Projeto Regenera

Sensibilizar - “Nos comprometemos, por meio de um Termo de Cooperação Técnica firmado com a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), a levar educação ambiental para as comunidades das Usinas da Paz, onde implementamos oficinas de educação ambiental e transformação de resíduos plásticos em luminárias. Nosso objetivo é sensibilizar as comunidades sobre a responsabilidade de cada indivíduo em relação às questões climáticas, e também deixar um legado de educação. O Pará é um Estado riquíssimo em artesanato e criatividade, e sentimos, em cada pessoa atendida, a vontade de aprender mais e aplicar o aprendizado em suas vidas, podendo até mesmo garantir uma fonte de renda extra a partir dos produtos criados”, destacou Taissa Buescu, idealizadora e curadora do Projeto Regenera.

A artesã Sebastiana Pires, teve sua criação exposta na programação

A artesã Sebastiana Pires, frequentadora da Usina da Paz Cabanagem, uma das participantes da oficina, ressaltou a importância da experiência em sua vida. “Eu participei do projeto na Usina da Paz Cabanagem e foi muito importante, porque eu percebi que muitas coisas que antes iriam para o lixo podem ser reaproveitadas. Eu já trabalhava com artesanato e, agora, estou utilizando vários materiais que antes não sabia que era possível reciclar. Foi algo muito legal e, com certeza, já estou conseguindo arrecadar mais materiais e gerar uma renda extra”, contou a moradora, que teve sua luminária — produzida na UsiPaz — exposta durante o festival.

Espaços de referência - A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, ressaltou a importância das UsiPaz como espaços que unem educação, sustentabilidade e transformação social. “As Usinas da Paz têm se tornado grandes aliadas na formação de uma consciência ambiental e cidadã. Projetos como o 'Regenera' mostram que é possível unir criatividade, responsabilidade e inclusão, gerando oportunidades reais para quem mais precisa. É gratificante ver moradores transformando o aprendizado em novas possibilidades de renda e em atitudes que contribuem com o meio ambiente”, enfatizou a gestora.

Os artistas Lula Duffrayer e Flávio Cavalcante, criadores da iniciativa 'Pirilampos do Planeta'

Os artistas Lula Duffrayer e Flávio Cavalcante ministraram as oficinas de reciclagem nas Usinas da Paz, a partir da iniciativa “Pirilampos do Planeta”, que reúne arte, trabalho social e reciclagem. O projeto, reconhecido internacionalmente, foi oferecido de forma gratuita nos complexos de cidadania do governo do Estado. Durante as oficinas, moradores aprenderam a produzir luminárias com plástico reciclado.

Para ambos, a experiência de levar conhecimento à população foi marcante. “Nós abraçamos essa oportunidade com muita potência, pois enxergamos a necessidade de levar uma mensagem transformadora para as comunidades. Estar na Usina da Paz foi um facilitador, porque é um espaço que reúne pessoas com interesse em atuar de forma diferente na sociedade. As Usinas são como uma família, onde as pessoas se reconhecem. São complexos que funcionam em torno de serviços de qualidade. Ficamos impressionados”, disse Lula Duffrayer.

“As Usinas da Paz são um projeto incrível. Um espaço pensado para levar bem-estar às pessoas. Ter um núcleo que reúne tantos serviços e talentos foi algo muito positivo para nós”, concluiu Flávio Cavalcante.

Serviço: A programação do Regenera Festival prossegue até o próximo dia 12 de novembro (quarta-feira), no Teatro Estação Gasômetro, em Belém - Avenida Governador Magalhães Barata, nº 830, Bairro São Brás, com palestras, apresentações culturais e exposições artísticas. A programação completa, e mais informações sobre o projeto, estão disponíveis no Instagram oficial: @regeneraproject.