Projeto Música nos Museus retoma apresentações gratuitas em Belém
Recital com solos de violino marca a volta da programação na Igreja de Santo Alexandre, nesta terça-feira (29)

A Fundação Carlos Gomes retoma nesta terça-feira (29), às 19h, na Igreja de Santo Alexandre, a programação do projeto Música nos Museus, com apresentação gratuita dos alunos da turma de violino do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). A apresentação marca o início da segunda metade da temporada de recitais do projeto em 2025.
Participam do recital alunos dos cursos Preparatório, Técnico e Bacharelado em Música, que interpretarão obras de compositores como J.S. Bach, Max Bruch, Antônio Vivaldi, Rieding, J.B. Viotti, George Perlman e Henri Wieniawski. Os solistas serão acompanhados ao piano pelo músico Davi Caricchio.
A professora Nathália Vidal, responsável pela turma de violino, destaca a importância da iniciativa. “A ideia de realizar esse recital foi para apresentar ao público o programa trabalhado no primeiro semestre e dar aos alunos a oportunidade de tocarem fora da instituição. Para muitos, será a primeira experiência em um recital externo”, explica.
Estreias e expectativas
Entre os jovens solistas está Ágata Fortes, de 13 anos, aluna do curso preparatório. Ela vai interpretar o primeiro movimento do "Concerto em La menor" de Antônio Vivaldi. “A música é difícil, mas consegui me adaptar. Apesar de ser minha primeira apresentação na Igreja, estou segura e minha família estará lá para me apoiar”, conta.

Zion Silva, de 18 anos, cursa o Técnico e o Bacharelado e também se apresenta. “Foram meses de estudo intenso das peças. Vai ser muito interessante me apresentar sozinho no palco da igreja, estou ansioso”, disse o estudante.

Música e patrimônio cultural
Durante o ano, o projeto Música nos Museus promove recitais e concertos gratuitos em diversos espaços históricos de Belém, como a Igreja de Santo Alexandre, Museu Casa Francisco Bolonha, Capela de São José, Anfiteatro Coliseu das Artes – Espaço São José Liberto e Auditório da Justiça Federal. As apresentações envolvem alunos, grupos de extensão e formações artísticas da Fundação e do Instituto Carlos Gomes.
O coordenador do projeto, Emmanuel Penna, explica que o objetivo é democratizar o acesso à música de câmara. “Queremos popularizar esse gênero musical e dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos nos cursos regulares e livres da instituição”, afirma.
“O Música nos Museus é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes, e nosso maior objetivo é fomentar a cultura por meio da música em locais históricos de Belém, em parceria com outras casas de cultura da cidade”, complementa o gestor.