Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DECISÃO JUDICIAL
English Version

Forças de segurança dão cumprimento à proibição da presença de som automotivo irregular nas praias de Salinas

Fiscalização e bloqueios estão sendo realizados nos acessos às praias pelos órgãos de segurança, em cumprimento à decisão judicial emitida a pedido do Ministério Público do Estado

Por Walena Lopes (SEGUP)
04/07/2025 14h44

Em Salinas, as ações de fiscalização para o combate à poluição sonora nas praias, iniciaram nesta sexta-feira, 04, em cumprimento a decisão judicial que proíbe a presença de sons automotivos e “carretinhas” no município. As equipes integradas de segurança são coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio das atividades desenvolvidas pela “Operação Verão 2025”.

O objetivo da decisão judicial, emitida a pedido do Ministério Público do Estado, é o de garantir uma convivência harmônica entre veranistas, moradores e grupos de sons automotivos, proporcionando lazer com responsabilidade ambiental, segurança coletiva e respeito à legislação vigente.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, a decisão proíbe a entrada de veículos com sons automotivos, fora do padrão estabelecido, bem como carretinhas e torres de som, visando o bem estar de todos em cumprimento às leis ambientais.

“Nossas equipes estarão atuando de forma integrada, com barreiras na entrada das praias, e também 1km antes, na estrada de acesso ao Atalaia e Farol Velho com bloqueios do Departamento de Trânsito do Estado e da Polícia Militar, tudo para garantir o cumprimento da ordem judicial que impede a presença de sons automotivos irregulares nas praias, visando a ordem pública e a preservação do meio ambiente”, disse o titular da Segup. 

Fiscalização e medidas - Durante todo o período da Operação Verão, equipes integradas das forças de segurança realizam patrulhamento constante na faixa de areia para fiscalizar o cumprimento das normas, assim como com bloqueios nas entradas de acesso às praias e vias da cidade.

A iniciativa busca garantir o período de verão mais seguro com diversão tranquila, com respeito à ordem pública e ao meio ambiente.

De acordo com a decisão judicial estão proibidas a entrada e permanência de torres sonoras, “carretinhas”, carros de som e equipamentos de alta potência nas praias do Atalaia, Farol Velho e Ponta da Sofia, bem como na faixa de 1.000 metros antecedentes aos respectivos acessos, durante todo o mês de julho.

Está proibida também a entrada de qualquer veículo no lado direito ao atalho da Sofia, na Ponta da Sofia, exceto os serviço do interesse público, além da suspensão total de eventos musicais nessa mesma área, estando sujeitos à multa diária de R$ 5.000,00 aqueles que descumprirem as determinações judiciais.  As medidas visam a ordem social, e ainda as práticas lesivas de poluição sonora, resíduos sólidos, perturbação da fauna e crimes  ambientais. 

O coordenador do Centro Integrado de Controle e Comando de Salinas, cel. Celton Moraes, destaca as ações realizadas pelas forças. “Todas os órgãos vão fazer parte dessa ação. A Polícia Militar, o Detran e a Polícia Civil são os órgãos que vão atuar de forma mais decisiva. Estaremos fazendo a fiscalização especialmente nos momentos em que a maré estiver mais baixa, tudo muito bem planejado para que possamos garantir o cumprimento dessa ação judicial”, finalizou.